Início / Agricultura / PS: Centro de Alto Rendimento Equestre da Golegã precisa de “investimentos urgentes”

PS: Centro de Alto Rendimento Equestre da Golegã precisa de “investimentos urgentes”

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) alerta o Governo que o Centro de Alto Rendimento Equestre da Golegã (Hippos Golegã) “necessita de investimentos urgentes nas suas infra-estruturas, já que não tem condições para uma adequada preparação em alta competição”.

O Hippos Golegã, propriedade do município, é “um pólo desportivo de fundamental importância na melhoria e optimização do rendimento desportivo, nomeadamente nas modalidades equestres. Para o efeito, são necessárias adequadas condições de preparação para utilização por parte das equipas e selecções nacionais das referidas modalidades, incluindo a preparação para os Jogos Olímpicos de 2024”, salienta o PS.

Para aqueles deputados “é indispensável a construção de um picadeiro coberto e iluminação das pistas que possibilitem a realização tanto dos treinos como de competições em dias de chuva, tal como durante o período nocturno. Ao mesmo tempo, carece de uma actualização do sistema de irrigação de pisos dos picadeiros”.

“Tendo em conta a aposta do Governo nos Centros de Alto Rendimento [CAR], alicerçado aos resultados de sucesso obtidos, assim como a sua relevância nacional e para a região, os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém, no seguimento de reuniões realizadas com autarcas do concelho, crêem ser urgente o investimento neste CAR”, diz o Grupo Parlamentar do PS.

Por isso, entregou na Assembleia da República uma série de perguntas dirigidas à ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes. Querem os deputados do PS saber se “tem o Ministério conhecimento da situação” e se “está previsto algum investimento com vista à reabilitação das instalações deste Centro de Alto Rendimento”.

Hippos Golegã

Segundo o regulamento municipal da Golegã, o Centro de Alto Rendimento – Hippos Golegã, é o primeiro do género em Portugal para desportos equestres. Foi concebido para acolher delegações de cavaleiros a título individual, bem como equipas e selecções nacionais e internacionais, na preparação para competições de alto nível internacional, tais como, campeonatos da Europa e do Mundo, jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Sedeado na Golegã, conhecida como a “Capital do Cavalo”, este espaço tem como objectivos principais a melhoria e optimização do rendimento desportivo, proporcionando aos praticantes de alto rendimento ou que integram selecções nacionais, as adequadas condições de preparação desportiva e de optimização da performance, incluindo-se o treino, a investigação, a medicina, a psicologia, a fisioterapia e a nutrição, entre outras.

Por outro lado, tem como missão atender prioritariamente às necessidades das federações desportivas e prosseguir objectivos tais como, detectar e potenciar talentos desportivos, possibilitar estágios, avaliar, controlar e optimizar o treino, a investigação científica e a monitorização de resultados.

De igual modo foi equacionada e programada a preparação e o acompanhamento dos cavalos que integrem os conjuntos cavaleiro/montada individualmente ou por equipas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Quinta da Alorna distinguida como “Produtor do Ano 2023”

Partilhar              A Quinta da Alorna, empresa do sector vitivinícola de Almeirim, foi distinguida como “Produtor do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.