Início / Agricultura / PRR prevê 20 M€ para 81 veículos florestais, equipamentos e formação de bombeiros

PRR prevê 20 M€ para 81 veículos florestais, equipamentos e formação de bombeiros

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê 20 milhões de euros para aquisição de 81 veículos florestais e de equipamentos de protecção individual e para a formação de 3.300 agentes de protecção civil até 2023, no discurso na cerimónia do Dia do Bombeiro, no Porto.

Da “verba de cerca de 20 milhões de euros”, “12,6 milhões de euros destinam-se à aquisição de 81 veículos florestais, naquela que será a maior distribuição desde 1980, seis milhões de euros para reforçar a segurança pessoal dos bombeiros através da aquisição de Equipamentos de Protecção Individual e um milhão de euros para formar, através da Escola Nacional de Bombeiros, 3.300 agentes de protecção civil, entre 2021 e 2023, sendo os principais beneficiários desta formação os bombeiros”, disse o governante.

Segundo fonte governamental, o ministro referiu também que a proposta de Orçamento do Estado para 2022, em discussão no Parlamento, tem como montantes de referência quase 30 milhões, o que representa um aumento de 3,7% face a 2021.

“Acresce a este valor, mais 2,5 milhões de euros para reforço da capacidade operacional e, ainda, um aumento superior a 900 mil euros para o Fundo de Protecção Social do Bombeiro, ou seja, um crescimento na ordem dos 100% face a 2021”, disse o ministro. Este Fundo de Protecção Social passa a receber em 2022 um milhão e 800 mil euros.

José Luís Carneiro afirmou que é sua “firme intenção continuar a prosseguir este propósito de reforço e capacitação dos bombeiros”, e relembrou o apoio extraordinário prestado nos anos de 2020 e 2021 para a mitigação dos efeitos da pandemia, tendo sido suportados neste âmbito, em 2020, mais de nove milhões de euros e, em 2021, mais de oito milhões de euros.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.