Início / Agricultura / Próximo Orçamento dos Açores vai ter apoios para experimentação no agroalimentar

Próximo Orçamento dos Açores vai ter apoios para experimentação no agroalimentar

O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores anunciou hoje, 27 de Junho, em Angra do Heroísmo que vai ser criada, no próximo Orçamento Regional, uma acção específica para a experimentação na área produtiva.

António Ventura falava após a sessão de divulgação dos trabalhos realizados pela Divisão de Agricultura do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Terceira, onde assistiu à apresentação de “um conjunto de resultados da experimentação que é feita nos Serviços de Desenvolvimento Agrário da Ilha Terceira em colaboração com outros serviços de desenvolvimento agrário”.

“Foram apresentados vários trabalhos que podem criar atractividade para o auto-emprego e para a produção agroalimentar dos Açores e isso leva à fixação de jovens e ao combate ao despovoamento”, anunciou.

“Cabe ao Governo Regional assumir os custos da experimentação, quer financeiros, quer temporais, apresentando oportunidades para a produção agrícola”, disse o governante, acrescentando que o Executivo “deve suportar, de facto, a existência de uma experimentação que ajude aos agricultores à continuidade da sua actividade, à sua viabilidade, a obter rendimento, criando, por outro lado, atractividade para novos agricultores”.

O secretário Regional defendeu ser preciso “mais agricultores, quer a tempo inteiro, como de rendimento complementar, assim como a necessidade de “uma matriz familiar nos Açores, porque na terra há muitas oportunidades de produzir”.

“Cada vez mais os Açores se afirmam pela sua qualidade ambiental, pela sua sustentabilidade em termos de bem-estar animal e afirmam-se pela qualidade dos alimentos que são benéficas para a saúde humana”, frisou.

Se assim é, continuou, “e se existe essa percepção cada vez maior por consumidor fora dos Açores, então há muitas oportunidades de produção de agroalimentos, quer para consumo interno, quer para exportação”.

E acrescentou: “a experimentação nos próximos tempos será planeada e orientada e, desde logo, os resultados anunciados”, garantiu o responsável pela pasta da Agricultura, que reforça existirem “oportunidades de trabalho, resultados e trabalhos realizados para que todos possam reflectir sobre essa oportunidade e essa ligação à terra”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PS Açores acusa Governo Regional de falhas na gestão das quotas pesqueiras

Partilhar              O Partidos Socialista (PS) dos Açores entregou um requerimento ao Governo Regional dos Açores, intitulado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.