Início / Agricultura / Protecção Civil dos Açores aposta na formação em extinção de incêndios rurais

Protecção Civil dos Açores aposta na formação em extinção de incêndios rurais

O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) destacou a aposta na formação em extinção de incêndios rurais, tendo em vista “dotar os bombeiros com o conhecimento adequado à resposta segura e eficaz a fogos desta natureza”.

Carlos Neves falava no âmbito do curso que está a decorrer na Ilha Terceira, ministrado por formadores da Escola Nacional de Bombeiros, que conta com a participação de 12 elementos dos corpos de bombeiros de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Faial, salientando que “esta formação é cada vez mais pertinente e necessária, tendo em consideração que se registou este ano um aumento de 20% nos incêndios rurais na Região, comparando com a média desde 2017”.

O perigo das queimas

“Alguns desses incêndios têm tido origem em queimas de sobrantes vegetais que acabam por se descontrolar”, referiu Carlos Neves, lembrando que, embora seja uma actividade permitida nos Açores, é obrigatória a sua comunicação ao corpo de bombeiros local, bem como a adopção de medidas de segurança específicas.

Com esta formação, acrescentou, os bombeiros dos Açores ficam “mais preparados e prontos para responder a pedidos de auxílio de Portugal continental e de outras regiões insulares em situações de elevada gravidade no combate a incêndios, como já registado anteriormente”.

Curso de Extinção de Incêndios Rurais

O Curso de Extinção de Incêndios Rurais integra o plano formativo do SRPCBA desde 2019, ano em que foram realizados dois cursos destinados a 39 bombeiros das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira e Faial.

Este ano, além desta acção na Ilha Terceira, está ainda previsto um curso para os corpos de bombeiros de São Miguel, envolvendo um total de 24 participantes.

Neste curso são abordadas, entre outras matérias, a identificação dos factores e das características que influenciam a ignição e desenvolvimento dos incêndios rurais, a identificação de regras e procedimentos de segurança e a aplicação do protocolo de segurança, selecção e operação, individualmente e em equipa, dos diferentes equipamentos destinados à extinção de incêndios rurais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Seafood Expo Global junta mais de 2.000 empresas expositoras de frutos do mar em Barcelona

Partilhar             more  ​​A Seafood Expo Global/Seafood Processing Global, a maior feira de frutos do mar do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.