Início / Agricultura / Protecção Civil de Barcelos tem novos equipamentos de combate à vespa velutina

Protecção Civil de Barcelos tem novos equipamentos de combate à vespa velutina

O Serviço Municipal de Protecção Civil e Defesa da Floresta de Barcelos tem agora novos equipamentos para o combate à vespa velutina: dois conjuntos de canas/varas, denominado Sistraq, que permitirão operar com duas equipas em simultâneo; e um apontador First Stick para atingir ninhos em árvores de maior altura.

A primeira demonstração do novo equipamento foi feita na freguesia em Abade de Neiva, onde foram utilizados os dois métodos, um em terreno montanhoso e outro em zona urbana, informa a Câmara Municipal de Barcelos em nota de imprensa. Uma acção foi acompanhada pelo vereador da protecção civil, António Ribeiro, e pelo presidente da Junta de Abade de Neiva, David Torres.

Os equipamentos foram adquiridos pelo Município para dar uma resposta mais célere no combate e inactivação dos ninhos, pois altera o método até agora utilizado, que era feito por incineração. Assim sendo, é feita a inoculação dos ninhos/vespeiros através da aplicação de um químico não repelente. O insecto, apesar de continuar a desenvolver a sua actividade frequentando normalmente o ninho, ao mesmo tempo está sendo contaminado. O ninho/vespeiro passa a inactivo ao fim de 4/5 dias.

“Uma importante vantagem do novo método é que este trabalho pode ser feito durante o dia e é bastante mais rápido. Os ninhos onde as vespas velutinas se alojam permanecem intactos, mas aqueles insectos morrem ao fim de menos de uma semana”, explica a mesma nota.

Sistraq

O sistema de varas ou canas denominado Sistraq é constituído por um conjunto de varas/canas em carbono. De acordo com a altura da árvore que suporta o ninho, pode atingir até 22 metros de altura.

A primeira vara tem agrupado um tubo capilar que irá perfurar o ninho/vespeiro através do qual é injectado o químico que fará a inoculação do mesmo. Para tal, o dispositivo dispõe de um reservatório, instalação eléctrica, um motor e uma bomba que farão a projecção do químico para dentro do ninho/vespeiro.

Por sua vez, o apontador First Stick, com a mesma denominação, é usado em ninhos/vespeiros suportados por árvores de grande altura onde a utilização das varas/canas, não seja possível. Utiliza esferas com o mesmo produto do processo anterior e é composto por garrafa de ar comprimido, baquete de limpeza, mira telescópica e mala de transporte.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.