Protecção Civil aprova dispositivo para combate aos fogos rurais

O Ministério da Administração Interna informa que a Comissão Nacional de Protecção Civil aprovou esta tarde, de 14 de Abril, a Directiva Operacional Nacional n.º 2/2023 – Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR 2023), numa reunião presidida pela secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar, que teve lugar na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), em Carnaxide.

Durante o período de maior empenhamento (Nível IV – 1 de Julho a 30 Setembro) o dispositivo terrestre contará com 13.891 elementos e 2.990 veículos, refere o Ministério em, comunicado.

E explica que esta Directiva Operacional é o documento que, anualmente, define os meios e estabelece a arquitectura da estrutura de direcção, comando e controlo do Sistema Integrado das Operações de Protecção e Socorro. Estabelece a forma como é assegurada a coordenação institucional, a regulação, a articulação e optimização das forças e organismos que integram o sistema.

O DECIR 2023 será apresentado numa sessão pública agendada para o próximo dia 17 de Abril, às 10h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. José David Lucas Batista, em Manteigas.

Foi também aprovada pela Comissão Nacional de Protecção Civil a Directiva Integrada de Detecção e Vigilância de Incêndios Rurais (DIVDIR) de 2023, que estabelece mecanismos de coordenação entre as entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e outras instituições envolvidas nas operações de vigilância e detecção de incêndios rurais, de forma a garantir a optimização do emprego operacional dos sistemas de vigilância móvel, videovigilância florestal, de vigilância aérea e da Rede Nacional de Postos de Vigia.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.