Início / Empresas / Propostas de investimento na fileira do hidrogénio atingem 16 mil milhões de euros
Foto retirada do Portal do Governo; Manuel de Almeida/Lusa

Propostas de investimento na fileira do hidrogénio atingem 16 mil milhões de euros

Os investimentos propostos na fileira industrial do hidrogénio perfazem cerca de 16 mil milhões de euros, ou seja, o equivalente a 7,5% do PIB português. Foram recebidas, no processo de consulta ao mercado terminada na sexta-feira, 17 de Julho, 74 manifestações de interesse.

A 27 de Julho, realizar-se-á um infoday com o objectivo de clarificar eventuais complementaridades nas manifestações de interesse submetidas.

Este processo de consulta ao mercado conclui-se após a apresentação da Estratégia Nacional para o Hidrogénio, cuja consulta pública terminou a 6 de Julho, com a participação de mais de 80 entidades, 40 das quais empresas.

Estes dados, provisórios, explica uma nota de imprensa do Gabinete do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Matos Fernandes, respeitam a projectos de empresas portuguesas e europeias, abrangendo toda a cadeia de valor, com participações dos sectores público e privado, e mobilizando grandes empresas, PME, agentes de inovação e de investigação.

Os projectos abrangem também diferentes áreas estratégicas, desde a produção de hidrogénio verde aos transportes. “O projecto que mobiliza mais recursos é da área química e revela, desde já, a capacidade de mobilização da indústria portuguesa e o reconhecimento da oportunidade do desenvolvimento da economia do hidrogénio, em contexto nacional e europeu”, acrescenta a mesma nota.

Auscultação do mercado

Os projectos submetidos resultam do processo de manifestação de interesse lançado pelo Governo, através do Despacho n.º 6403-A/2020, de 18 de Junho. Esta auscultação do mercado foi criada para robustecer a candidatura portuguesa ao Important Project of Common European interest e para incentivar sinergias a nível de cluster industrial.

O convite destinava-se a empresas ou entidades portuguesas ou europeias cujos projectos se traduzissem num valor acrescentado para o nosso país, nomeadamente por via do estabelecimento em Portugal e da criação de emprego. Considerava-se ainda fundamental, nesse aviso, a redução de emissões de dióxido de carbono equivalente associada aos projectos.

Segue-se, agora, a fase de análise e de verificação dos requisitos previstos no convite à manifestação de interesse, a realizar pelo Comité de Admissão de Projectos, que envolve as áreas governativas da Economia e Transição Digital, do Ambiente e da Acção Climática e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Negócios Estrangeiros. O comité será apoiado, a nível técnico, pela Direcção Geral de Energia e Geologia e pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Pombal aposta em rega inteligente e 5G da NOS para poupar até 30% de água

Partilhar              A Câmara Municipal de Pombal vai instalar um sistema de rega inteligente 5G da NOS, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.