Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Projectos de Transição Verde e Digital e Segurança nas Pescas têm 11 M€ do PRR

Projectos de Transição Verde e Digital e Segurança nas Pescas têm 11 M€ do PRR

O Ministério da Agricultura e da Alimentação apresentou hoje, 6 de Julho, em Lisboa, os projectos de “Transição Verde e Digital e Segurança nas Pescas”, inserida na componente “10 – Mar”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Até 30 de Junho, foram aprovadas e contratadas um total de 37 candidaturas, com um investimento total de 11,3 milhões de euros.

Durante a cerimónia de apresentação destes projectos, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, sublinhou a importância deste apoio para a modernização do sector: “este investimento é fundamental para a economia nacional, contribuindo de forma decisiva para tornar a fileira do pescado mais competitiva, mais empregadora e ambientalmente mais sustentável, contribuindo para uma eficiente transição energética e digital deste sector”.

Modernização da frota 

Entre as candidaturas aprovadas, 27 são do âmbito da modernização da frota (21 das quais são embarcações da pesca costeira, e 6 são da pesca local), 7 são do âmbito da indústria, e 3 da aquicultura. O Ministério sublinha que no capítulo “Transição Verde e Digital e Segurança nas Pescas” está previsto um investimento total de 21 milhões de euros destinados ao sector privado, devendo ser aberto um novo aviso para candidaturas até ao final deste ano (Dezembro de 2022).

O Governo “pretende continuar a apostar na inovação, na modernização dos processos, na redução da pegada de carbono e na economia circular das empresas e organizações da pesca, aquicultura, transformação e comercialização”, refere uma nota de imprensa do Ministério de Maria do Céu Antunes.

E pretende, ainda, “melhorar as condições de segurança e conforto a bordo para os pescadores, bem como promover uma alteração de comportamentos, e contribuir para assegurar a redução das emissões de gases com efeito de estufa por parte das actividades da economia do mar até 2030, visando os compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris e do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

DGAV actualiza zona afectada pela Língua Azul. Saiba quais os concelhos com vacinação obrigatória

Partilhar              A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária procedeu ao alargamento da zona afectada pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.