Início / Agenda / Projectos Agriempreende e 3iBioeconomia apresentados no Agroday em Castelo Branco

Projectos Agriempreende e 3iBioeconomia apresentados no Agroday em Castelo Branco

A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e a CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar dedicam a tarde da próxima quarta-feira, 9 de Maio, à apresentação dos projectos Agriempreende e 3iBioeconomia, com o intuito de capacitar e potenciar a geração de novas ideias de negócio no sector agro-alimentar e criação de novos produtos.

O Agroday conta com as Boas Vindas, por Luís Correia, presidente da CMCB e da CATAA e a Sessão de Abertura será presidida por Luís Medeiros Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação.

Cláudia Domingues Soares, presidente da Inovcluster junta-se a Carlos Lopes de Sousa, presidente do Agrocluster do Ribatejo, para o lançamento do projecto Agriempreende, uma parceria das duas entidades, que pretende criar e dinamizar uma estrutura técnica, de gestão e tecnológica de apoio ao empreendedorismo, actuando no domínio crítico para o desenvolvimento do País, nomeadamente o apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo e à criação e aceleração de novas empresas, no sector agro-alimentar.

Nutrição

A nutrição enquanto factor inovador e diferenciador, será o tema da intervenção de Conceição Calhau, professora na UNL e investigadora no Cintesis, presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Nutricionistas e coordenadora do grupo de Nutrição na rede nacional de ensaios clínicos (PtCRIN), que irá partilhar a sua extensa experiência em nutrição e participação em diversos projectos envolvendo a indústria agro-alimentar.

Projecto 3iBioeconomia

O lançamento do Projecto 3iBioeconomia, será promovido pela BLC3, CATAA e a TagusValley, com a abordagem ao tema da utilização eficiente de recursos e sustentabilidade, através da inovação.

Será ainda dedicado um momento à Caracterização e Análises dos Processos Produtivos, por Luís Pinto de Andrade, director da CATAA e docente do IPCB, que apresentará os resultados obtidos na análise às condições de SST e eficiência energética das PME do sector agro-alimentar português, no âmbito do projecto +Agro.

No decorrer do evento serão também abordados temas como inovação, tendências e sustentabilidade no sector agro-alimentar, bem como os financiamentos públicos que existem para a criação de novos negócios.

Inscrições gratuitas

O Agroday conta ainda com testemunhos de entidades da Região que apostam e actuam nestes domínios.

O evento, cujo o programa se encontra disponível em www.inovcluster.pt, apesar de gratuito, carece de inscrição aqui.

A acção surge no âmbito do projecto Agriempreende e projecto 3iBioeconomia, co-financiados pelo Programa Portugal 2020 e pela União Europeia, através do FEDER.

InovCluster

A InovCluster tem sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar em Castelo Branco e visa contribuir para o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e para a afirmação da Região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional.

Para isso, estabelece uma plataforma de concertação entre os principais actores deste sector, e apoia as empresas em processos de inovação, IDT, transferência de conhecimento, formação, desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, marketing e internacionalização.

Conta, à data, com 179 associados, dos quais 144 empresas, e entidades como: Associações/Cooperativas, Instituições de Ensino Superior, Instituições de I&D ligados ao sector agro-industrial e agro-alimentar e vários municípios da região Centro. A InovCluster tem sido apoiada pelo Município de Castelo Branco.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

DS Smith abre novo Customer Innovation Hub em Madrid

Partilhar              A DS Smith Packaging Ibéria escolheu a cidade de Madrid para instalar o seu primeiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.