Início / Mar / Ambiente / Projecto TransforMAR recolhe mais de 47 toneladas de plástico nas praias portuguesas

Projecto TransforMAR recolhe mais de 47 toneladas de plástico nas praias portuguesas

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O projecto TransforMARvoltou a marcar presença nas praias portuguesas durante a época balnear passada, com o objectivo de sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular – através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

A iniciativa, promovida pelo Lidl Portugal e Electrão, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, recolheu mais de 47 toneladas de plástico nas praias portuguesas e orla marítima.

Naquela que foi a sua 3ª edição, esta iniciativa contou também com a participação da Brigada do Mar, que se associou ao projecto alargando a sua abrangência e duração, permitindo a recolha de resíduos plásticos em outras zonas, que não as concessionadas, fora da época balnear.

5,4 toneladas em 2020

Através da disponibilização de um depósito próprio em 15 praias portuguesas de Norte a Sul do País, para que os veraneantes pudessem colocar os seus resíduos plásticos durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, o TransforMAR recolheu um total de 5,4 toneladas de plástico, um resultado que superou os números da edição anterior (2,6 toneladas).

Em parceria com a associação da Brigada do Mar, o projecto promoveu ainda, ao longo do ano de 2020, 8 acções de limpeza de praias, numa extensão de mais de 200 km de costa que, com a intervenção de 76 voluntários, permitiram retirar da orla marítima 42 toneladas de resíduos plásticos, quase 80% do total de resíduos recolhidos.

Donativos às IPSS

Assumindo o compromisso de transformar o plástico recolhido num benefício directo para a comunidade e, em resposta aos desafios económicos trazidos pelo actual contexto de pandemia, o projecto transformou o total das 47,4 toneladas de plástico recolhido em donativos monetários para apoiar IPSS locais nos concelhos das praias onde o TransforMAR marcou presença.

Seleccionadas pelas câmaras municipais que têm demonstrado um papel activo na protecção do planeta, desde a primeira edição do TransforMAR, 15 IPSS irão receber um apoio de mil euros cada, na sequência da valorização de cada tonelada de plástico recolhido, para melhor servirem a comunidade.

Mostrar que, neste caso, o plástico é de valor, tem sido a premissa deste projecto que nas suas duas edições anteriores transformou o plástico recolhido em equipamentos para a prática de actividade física e em mobiliário urbano.

Para Vanessa Romeu, directora de comunicação corporativa do Lidl Portugal, “O TransforMAR é um projecto inovador na forma como transforma o plástico recolhido num benefício para a comunidade, numa lógica de economia circular, e os seus resultados têm-se superado ano após ano. Este ano, através da parceria com a Brigada do Mar, conseguimos alargar a abrangência e duração do projecto resultando em mais plástico recolhido das nossas praias”.

Já Pedro Nazareth, director-geral do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, afirma que “a necessidade de efectuarmos a separação de resíduos, incluído as embalagens de plástico, e de garantirmos seu correcto encaminhamento, é fundamental para a protecção do ambiente. O TransforMAR promove esta educação e sensibilização do público, alertando para o impacto dos resíduos nos ecossistemas e habitats marinhos, ao mesmo tempo que desenvolve acções que contribuem para termos praias e um oceano mais limpo. É por esta razão que continuamos a apoiar o Lidl Portugal nesta campanha, que depois de 3 edições de sucesso, é já uma referência nacional na área da sustentabilidade ambiental”.

Mensagem de sensibilização

Para Catarina Gonçalves, Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, O TransforMAR “é um projecto que vai ao encontro da mensagem de sensibilização, que deve ser amplamente transmitida a todos os utentes das praias, relativa à urgência de alteração de comportamentos que tenham como resultado a reutilização, a reciclagem e, sobretudo, a redução do plástico/metal, difundida pelo Programa Bandeira Azul. Esta é uma iniciativa que desafia os portugueses, não só a recolher plásticos, mas também a entender o peso/impacto das suas acções nos Oceanos e na sustentabilidade do nosso Planeta”.

O representante da Brigada do Mar, Simão Acciaioli, que se juntou ao TransforMAR pela primeira vez este ano, refere que “o projecto TransforMAR permitiu-nos fazer muito mais, ajudou a Brigada do Mar a passar do estado “como?” Para o estado “quando?” Deu-nos uma ajuda determinante e sobretudo permitiu descontaminar uma área que há anos queríamos intervir que foi a Reserva Natural das dunas de São Jacinto onde recolhemos umas surpreendentes 12 toneladas. O mar não é de todos, só é de quem o sabe proteger e de o amar e o projecto Transformar é sem dúvida uma forma de amar”.

E Sandra Pereira, coordenadora responsável da Quercus, considera que “ainda que vivamos um momento muito sensível em termos de saúde pública a nível global, a sociedade continua mobilizada para as questões ambientais, e é indispensável envolver os consumidores numa utilização mais consciente dos recursos. O projecto TransforMAR, pelos resultados alcançados e pela dinâmica demonstrada, tem sido um excelente exemplo de como se pode promover a economia circular em Portugal”.

Apoio do Ministério do Ambiente

O TransforMAR contou, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Acção Climática – que destaca o TransforMAR como um projecto alinhado com os objectivos e prioridades do Ministério em matéria do uso sustentável do plástico, bem como os compromissos assumidos a nível nacional neste contexto (New Plastic Economy Global Commitment, Circular Plastics Alliance, Pacto Português para os Plásticos, European Plastic Pact).

Agricultura e Mar Actual

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
  •   
  •   
  •  

Verifique também

Já conhece o Portal Único da Agricultura? Centralizados todos os organismos de apoio ao agricultor

Partilhar              O Portal Único da Agricultura era uma promessa da ministra Maria do Céu Antunes, com a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.