Início / Agenda / Projecto SOPHIA oferece formação sobre Direito do Mar

Projecto SOPHIA oferece formação sobre Direito do Mar

O projecto SOPHIA – Conhecimento para a Gestão do Ambiente Marinho convida à participação na acção de formação “Direito do Mar, Protecção do Ambiente Marinho e Legislação Europeia”, que decorrerá de 20 a 22 de Abril na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

O curso não tem custos financeiros para os formandos e decorre durante o horário laboral. As inscrições estão abertas até 5 de Abril através do portal SOPHIA aqui.

O projecto SOPHIA – Conhecimento para a Gestão do Ambiente Marinho é um projecto de literacia sobre o mar português coordenado pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Comunicação Social do IPL.

Tem por objectivo contribuir para a qualificação da comunidade ligada ao conhecimento e gestão do mar através de acções de formação e de divulgação em áreas científicas relevantes para a Directiva-Quadro Estratégia Marinha (DQEM).

Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen

O nome escolhido é uma homenagem à grande poeta do mar, Sophia de Mello Breyner Andresen, que “tanto nos inspira para o saber e para o mar – «mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim»”, dizem os responsáveis pelo projecto.

O objectivo primordial do Projecto SOPHIA é a capacitação de recursos humanos através de acções científicas e tecnológicas de modo a assegurar competências para a implementação do programa de monitorização e o programa de medidas da DQEM (Directiva Quadro Estratégia Marinha).

A capacitação incide sobre alguns dos temas onde se sabe existirem necessidades quer de conhecimento científico, quer de familiarização com técnicas importantes à monitorização de águas marinhas.

A capacitação pretende disponibilizar conhecimentos sobre ecologia, Direito do Mar e ferramentas de monitorização a técnicos superiores da Administração Central e Regional, licenciados e pós graduados dos centros de Investigação, técnicos de ONG e técnicos de empresas e de organismos que irão estar envolvidos na implementação dos programas de monitorização e de medidas da DQEM nas seguintes áreas:

•Ecologia do mar profundo;

•Dinâmica das teias tróficas da plataforma geológica;

•Interpretação de imagens de satélite relativas ao mar;

•Sistemas de Informação Geográfica para o mar;

•Direito internacional do mar e aplicação de Directivas da UE.

Os módulos de formação são simultaneamente qualificações académicas e formação profissional para técnicos ligados a organismos da Administração Central e Regional.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.