Projecto Sea Watch reforça mais um ano a vigilância das praias portuguesas

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a SIVA Portugal juntam-se mais esta época balnear no Projecto “Sea Watch”, para vigiar e garantir a segurança dos banhistas ao longo das praias sem vigilância de nadadores-salvadores, prevenindo a ocorrência de acidentes por afogamento. O arranque oficial do projecto para este ano tem lugar, no próximo dia 28 de Maio, na Esplanada dos Pescadores, junto à Praia da Ribeira de Cascais.

O projecto, lançado há cinco anos, consiste na cedência por parte da SIVA, durante a época balnear, de 26 carrinhas Volkswagen, preparadas para assistência a banhistas e socorro a náufragos, operadas por Militares da Marinha, a prestar serviço na Autoridade Marítima Nacional.

Vão estar presentes na cerimónia, o secretário de Estado da Defesa Nacional, o presidente da Câmara Municipal de Cascais e a Autoridade Marítima Nacional e o Presidente da SIVA.

Este projecto marca presença nas praias portuguesas há 5 anos tendo permitido, no ano passado, a realização de 742 assistências, nas quais foram salvas 595 vidas, posicionando Portugal como um dos países do mundo com a menor taxa de mortalidade por afogamento durante a época balnear.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.