Início / Agricultura / Projecto Plantar Lousada já plantou mais de 113 mil árvores. Objectivo: 150 mil até 2025

Projecto Plantar Lousada já plantou mais de 113 mil árvores. Objectivo: 150 mil até 2025

O projecto Plantar Lousada, com a ajuda de mais de 9.000 voluntários, já plantou mais de 113 mil árvores nos últimos 6 anos. Este ano, abraça um novo objectivo rumo às 150 mil árvores plantadas até 2025.

No próximo dia 9 de Março, haverá uma plantação comemorativa que tem como objectivo reforçar o corredor ribeirinho do Rio Sousa na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, na freguesia de Aveleda, e  contará com a participação especial de Sandra Cóias, figura pública com reconhecida preocupação e conduta ambiental.

A acção de plantação é aberta a toda a comunidade residente ou visitante interessada em colaborar voluntariamente em prol do restauro ecológico.

A inscrição é gratuita mas obrigatória de modo a facilitar a organização logística e a activação de seguro de acidentes. Inscreva-se como voluntário aqui.

Paisagem Protegida Local do Sousa Superior

O evento realiza-se no âmbito da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior (PPLSS), composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1.609 hectares, grosso modo correspondendo ao vale do Rio Sousa e aos seus nove tributários, abrangendo administrativamente oito freguesias do concelho de Lousada e, representando, no global, quase metade da população residente de Lousada.

O vale do Rio Sousa, no concelho de Lousada, caracteriza-se por uma organização fragmentada de diversos usos do solo que confere à paisagem o aspecto de mosaico agroflorestal com 58% da ocupação do solo do tipo agrícola e 34% florestal.

Nos solos férteis das planícies aluviais localizam-se campos agrícolas, milho e vinha, pontuados por povoamentos florestais diversificados e com grande predominância de espécies autóctones. Os espaços artificializados surgem de forma esparsa, com preponderância nas altitudes intermédias, de 200 a 300 m.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.