Início / Agenda / Projecto On The Wave apresenta oferta formativa estratégica para o sector marítimo

Projecto On The Wave apresenta oferta formativa estratégica para o sector marítimo

Os parceiros do projecto On The Wave celebram o Dia Nacional do Mar com um evento de apresentação da oferta formativa estratégica para o sector marítimo, que decorre a 16 de Novembro em Paço de Arcos.

Durante dois anos de projecto, Inova+, For-Mar, SPEA — Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e Simsea têm vindo a desenvolver um conjunto de acções de formação nas áreas da sustentabilidade, digital e de comunicação, por um lado, e alinhadas com a convenção STCW, por outro lado, ambas para o sector marítimo.

Estas acções de formação partiram de iniciativas conjuntas promovidas por estas organizações e envolvendo profissionais e especialistas de Portugal e Noruega, incluindo: sessões de mapeamento colectivo, visitas exploratórias e de partilha de boas práticas, grupos de trabalho para o desenvolvimento da formação, explica uma nota de agenda dos parceiros do projecto On The Wave.

Seis unidades de formação

Em termos concretos, a parceria desenvolveu seis unidades de formação orientadas para a aquisição, desenvolvimento e consolidação de competências azuis, digitais e de comunicação de profissionais do sector marítimo, que foram implementadas em Portugal entre Julho e Setembro de 2023. As unidades podem ser consultadas no website do projecto (aqui) e a sua integração no catálogo nacional de qualificações irá ser discutida nas próximas semanas.

No âmbito da convenção STCW, a parceria desenvolveu 3 cursos cuja apresentação será efectuada de forma formal no evento que agora divulgamos e cuja informação geral será oportunamente publicada no website do projecto.

O evento Onda de Inovação decorre no Auditório da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e é dirigido a empresários e profissionais do sector marítimo, a formadores de jovens e adultos do sector, organizações que promovem formação não formal para o sector e associações empresariais do sector marítimo.

O programa conta com a presença do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, e ainda com representantes das estruturas do EEA Grants Portugal, que financia o projecto.

Pretende-se, com o evento, apresentar os principais resultados do projecto e discutir sobre a continuidade da disponibilidade da oferta de formação criada nos dois países, acrescenta a mesma nota.

As inscrições para a participação estão abertas até 8 de Novembro e devem ser efectuadas a partir do preenchimento do formulário online, aqui.

O projecto On The Wave iniciou em Janeiro de 2020, é coordenado pela INOVA+ (Portugal) e tem como parceiros o FOR-MAR – Centro De Formação Profissional Das Pescas e do Mar (Portugal), SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Portugal) e Simsea (Noruega).

Este projecto é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants. Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Saiba mais sobre o projecto aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Produtores florestais querem 10% do Fundo Ambiental para mitigação das alterações climáticas

Partilhar              As seis federações de produtores florestais “exigem o reforço, a previsibilidade e a desburocratização do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.