Início / Agricultura / Projecto Melhor Eucalipto explica online tudo sobre adubação e controlo de infestantes

Projecto Melhor Eucalipto explica online tudo sobre adubação e controlo de infestantes

O Projecto “Melhor Eucalipto”, iniciativa da CELPA – Associação da Indústria Papeleira, tem online dois vídeos de ajuda, um sobre adubação e outro sobre controlo de infestantes no eucalipto.

20% mais de produtividade. É esta a melhoria de produtividade que uma adubação correcta pode gerar, quando acompanhada por uma gestão cuidada. Quer saber como o conseguir? Então leia até ao fim ou veja já o novo vídeo  sobre o assunto, onde são explicadas as respostas para as dúvidas sobre adubação de manutenção. No site do Projecto Melhor Eucalipto.

Colocação de adubo: o que usar? Máquina? Ou fazê-la de forma manual? A resposta é simples: depende da idade do povoamento e da condições do terreno.

Em que altura do ano deve ser adubado o povoamento? Depende da região onde está localizado. Mas para não perder tempo, saiba que deve ser feita nos meses que se aproximam: Março, Abril e Maio. No Sul, mais cedo. No Norte, mais tarde.

O adubo só se coloca na plantação? Não. O adubo também deve ser colocado uma ou duas vezes entre o primeiro e o quarto ano de idade.

Como se faz para saber qual o tipo de adubação mais adequado? Tem de fazer análises às folhas (Análise Foliar) e ao terreno para perceber do que é que a planta está a precisar. As necessidades das plantas estão dependentes do tipo de material genético, do tipo de terreno (que varia de zona para zona), do clima, e até da exposição da floresta. Veja mais nas apresentações feitas pelos oradores das acções de informação do Projecto Melhor Eucalipto.

Após o corte o povoamento ainda precisa de adubo? É sempre melhor adubar. No caso de talhadia, a adubação pode ser feita na Primavera a seguir à selecção de varas, quando a árvore tem entre 2 a 3 anos de idade. E dois anos depois, ainda pode ser adubada mais uma vez.

O adubo faz as plantas infestantes crescerem? O adubo pode fazer as plantas infestantes – como silvas – crescerem. Por isso, tem de ter o cuidado de controlar a vegetação espontânea (com meios mecânicos ou químicos) antes de adubar o terreno. Saiba mais em: Manutenção de Povoamentos.

O adubo pode contaminar a água? O adubo pode contaminar a água se for colocado em excesso, de forma errada ou em zonas alagadas ou próximas da água. Outro conselho: não adube se estiver a chover.

Controlo químico de infestantes

O tema do controlo de plantas infestantes é sensível e deve ser explicado por quem entende melhor do assunto. Por isso, o Projecto Melhor Eucalipto preparou um video sobre as possibilidades de controlo manual, mecânico e químico destas plantas, que podem contribuir para a menor produtividade e para o aumento do risco de incêndio.

Neste vídeo, é referida a melhor altura do ano para controlar as plantas infestantes e o que tipo de controlo é mais adequado.

O Projecto “Melhor Eucalipto” pretende divulgar o enorme manancial de conhecimento técnico da indústria papeleira nas boas práticas silvícolas do eucalipto.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

APDL promove Via Navegável do Douro e Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões na BTL

Partilhar              A APDL — Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo participa na 34.ª …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.