Início / Agenda / Projecto Incomum debate pobreza energética em áreas rurais em webinar gratuito

Projecto Incomum debate pobreza energética em áreas rurais em webinar gratuito

A Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local informa que se realiza no dia 23 de Abril, a partir das 9h30, o webinar “Pobreza Energética em áreas rurais”, no âmbito do projecto de cooperação Incomum — INovação e COnhecimento no MUNdo rural.

Os investigadores João Fong e Pedro Moura, do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, vão estar à conversa com Fernanda Freitas sobre estratégias de combate à pobreza energética em áreas rurais e quais os caminhos a seguir no sentido da transição energética, nomeadamente a importância da renovação das habitações de forma a melhorar a qualidade de vida das populações vulneráveis.

Um evento organizado pela ADIBER — Associação de Desenvolvimento de Góis e Beira Serra a que pode assistir gratuitamente, aqui.

Pobreza energética

Realça a ADIBER que mais de 34 milhões de pessoas em toda a União Europeia enfrentam diversos graus de dificuldade com a energia, conhecida como pobreza energética. Portugal destaca-se negativamente nesse cenário, sendo considerado um dos países europeus mais afectados, de acordo com estatísticas da UE.

De acordo com a Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2021-2050, entre 1,2 e 2,3 milhões de cidadãos portugueses enfrentam níveis moderados de pobreza energética, enquanto entre 660 e 740 mil pessoas lidam com uma situação de extrema pobreza energética.

Diversos factores contribuem para esse fenómeno complexo, incluindo baixos rendimentos, ineficiência de edifícios e equipamentos, custos elevados de energia e falta de conhecimento sobre o uso eficiente de recursos energéticos.

O Incomum é um projecto de cooperação desenvolvido por um conjunto de Grupos de Acção Local (GAL) representativos da diversidade territorial do país nomeadamente a A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, ADAE — Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, ADIBER — Associação de Desenvolvimento de Góis e Beira Serra, AdriMinho — Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, GAL Aveiro Norte, GAL Aveiro Sul, CoimbraMaisFuturo – Desenvolvimento Local, Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste e Associação In Loco, na qualidade de entidade gestora do Grupo de Acção Local para o Interior do Algarve Central, e conta com o apoio do PDR 2020.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.