Início / Agenda / Projecto Clim4Vitis debate mitigação do impacto das alterações climáticas na viticultura europeia

Projecto Clim4Vitis debate mitigação do impacto das alterações climáticas na viticultura europeia

O Projecto Clim4Vitis — Mitigação do Impacto das Alterações Climáticas na Viticultura Europeia promove uma série de debates, de 22 de Novembro a 25 de Novembro, na UTAD — Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

Este projecto, financiado pelo Horizonte 2020, é coordenado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com o apoio do Potsdam Institut fuer Klimafolgenforschung (Alemanha), Universita degli studi di Firenze (Itália), Instituto do Luxemburgo da Ciência e Tecnologia (Luxemburgo) e Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).

O evento arranca com o Dia Aberto Clim4Vitis, no dia 22 de Novembro, onde as empresas vinícolas e os cientistas vão partilhar conhecimentos e delinear alguns dos desafios mais importantes que o sector vitícola e enológico enfrenta e aos quais terá de responder nas próximas décadas, nomeadamente os impulsionados pelas alterações climáticas e extremos climáticos.

Para enriquecer essa discussão, cientistas de renome mundial foram convidados. A participação de agências europeias e portuguesas proporcionará também algumas perspectivas de futuras oportunidades de financiamento que garantam a sustentabilidade desta linha de investigação. Este evento será transmitido em directo para garantir uma disseminação mais eficaz, também levando em consideração algumas limitações prováveis ​​devido à pandemia de Covid-19.

Workshop Internacional

A 23 de Novembro, o projecto Clim4Vitis realiza o workshop internacional, “Viticultura e Mudanças Climáticas:
Resultados da Pesquisa do Clim4Vitis”, que irá apresentar alguns resultados científicos relevantes da pesquisa realizada pelas diferentes unidades parceiras no âmbito da Clim4Vitis. Este workshop será seguido por um debate aberto. Todo o evento também será transmitido online.

Por fim, a 25 de Novembro terá lugar um curso de curta duração sobre a adaptação às alterações climáticas para a viticultura europeia, dedicado a estudantes, pesquisadores, técnicos e agricultores.

Para mais informações sobre os Dias do Clim4Vitis e para inscrições no evento, clique aqui.

Projecto Clim4Vitis

O Projecto Clim4Vitis — Mitigação do Impacto das Alterações Climáticas na Viticultura Europeia tem como principal objectivo fortalecer e elevar a capacidade e o desempenho da UTAD — e mais especificamente do seu grupo de pesquisa CITAB — Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas — em ciência e tecnologia em dois principais campos específicos de pesquisa em viticultura e clima: “rapevine modelling” e métodos e ferramentas para avaliar os impactos das alterações climáticas na viticultura europeia, em geral, e na produtividade da videira, atributos de qualidade e risco de doenças e pragas em particular.

O Clim4Vitis aposta na transferência de competências e conhecimentos na temática relacionada com o desenvolvimento dos impactos das alterações climáticas na viticultura. Dadas as diferentes abordagens existentes para modelagem de videiras, bem como pragas e doenças em vinhas, o projecto irá criar uma abordagem unificada através da partilha de conhecimento entre os parceiros.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.