Projecto Beeland lança Bolsa de Polinização Apícola

O Projecto Beeland acaba de apresentar a Bolsa de Polinização Apícola, uma “ferramenta digital inovadora”, já operacional e disponível online, desenvolvida pelo More CoLAB. Esta plataforma é direccionada a apicultores e agricultores, promovendo uma interacção activa e funcional entre ambos, com o objectivo de criar e consolidar uma rede eficaz de serviços de polinização.

Com abrangência nacional, a Bolsa de Polinização Apícola representa “um passo significativo para a modernização da apicultura em Portugal continental, contribuindo para a preservação dos ecossistemas e fortalecendo a biodiversidade”, refere uma nota de imprensa enviada pela  InovCluster — Associação do Cluster Agroindustrial do Centro.

Através de um “registo digital intuitivo e seguro, apicultores e agricultores podem participar activamente na promoção da polinização, registando as suas colmeias ou terrenos para esse propósito”. De forma a facilitar o registo na plataforma foi criado um vídeo tutorial, que pode visualizar no final do artigo.

“O desenvolvimento desta ferramenta envolveu uma investigação exaustiva sobre a relevância dos serviços de polinização realizados pelas abelhas melíferas no território nacional, destacando a sua importância para o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade agrícola”, realça a mesma nota.

E salienta que a criação da Bolsa de Polinização Apícola “requereu um levantamento prévio exaustivo de informação preponderante sobre a importância dos serviços de polinização por abelhas melíferas no território nacional, com vista ao levantamento de necessidades neste âmbito para uma melhor adequação na resposta da Bolsa de Polinização Apícola aos Apicultores e Agricultores”.

Pode registar-se na Bolsa de Polinização Apícola aqui.

O Projecto Beeland — Apicultura e Polinização: Impacto na Biodiversidade e Sustentabilidade dos Territórios tem como principal objectivo caracterizar, avaliar e objectivar o valor do serviço ecossistémico proporcionado pelas abelhas e pela apicultura, valorizando o seu contributo para a sustentabilidade e resiliência dos territórios e é composto por uma parceria de 15 entidades que contribuirão com outputs capazes de robustecer a actividade apícola e os serviços associados.

É um projecto Co-financiado pelo PRR -Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia através do Next Generation EU.

Saiba mais sobre o Projecto Beeland aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.