Início / Agenda / Projecto AmpliAqua tem curso gratuito de introdução aos Sistemas de Recirculação em Aquacultura

Projecto AmpliAqua tem curso gratuito de introdução aos Sistemas de Recirculação em Aquacultura

A Building Global Innovators (BGI), juntamente com o laboratório colaborativo Food4Sustainability e a consultora norueguesa Morefish, informa que estão abertas as inscrições para o curso online de introdução aos Sistemas de Recirculação em Aquacultura. Uma iniciativa pioneira no âmbito do projecto AmpliAqua.

Com quatro módulos/sessões em inglês, o curso está agendado para os dias 29 e 30 de Abril, e 7 e 8 de Maio, das 9 às 13 horas. “São bem-vindos todos os que se interessam pela aquacultura e pela produção alimentar sustentável, não sendo necessária qualquer formação prévia na área”, referem os organizadores do curso em nota de imprensa.

E acrescentam que o ‘RAS Course: Introduction to Recirculating Aquaculture Systems’ “promete ser uma oportunidade de aprendizagem para iniciantes que queiram explorar uma indústria em crescimento”.

Nos últimos anos, a população mundial tem testemunhado um aumento exponencial na produção aquícola, atingindo um nível recorde de 214 milhões de toneladas em 2020. Paralelamente, a procura dos consumidores por produtos do mar continua a aumentar, impulsionada pelos benefícios nutricionais, preocupações com a saúde e o aumento da conscientização sobre práticas sustentáveis de produção de alimentos, adianta a mesma nota.

E realça que “este aumento na procura tem incentivado ainda mais o desenvolvimento e a adopção de tecnologias inovadoras na aquacultura, com destaque para os Sistemas de Recirculação em Aquacultura (RAS) — sistemas em terra com uma abordagem sustentável e eficiente à produção de organismos aquático, reduzindo significativamente a necessidade de água em comparação com métodos tradicionais de aquacultura, oferecendo um maior controlo sobre a qualidade da água, e permitindo a reciclagem de resíduos orgânicos”.

Gestão da qualidade da água

O RAS Course vai proporcionar aos seus participantes uma compreensão aprofundada dos princípios e práticas dos Sistemas de Recirculação de Aquacultura, explorando também tendências de consumo e outros tópicos como a gestão da qualidade da água, o bem-estar dos peixes, a diversificação de espécies e a sustentabilidade ambiental.

A participação no curso é gratuita, mediante inscrição prévia, e confere direito a um certificado de participação. Os interessados podem optar por participar em todas as sessões, com uma duração total de 16 horas, ou seleccionar apenas os módulos de sua preferência.

Mais detalhes sobre a agenda e acesso ao formulário de inscrição aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.