Programa Emparcelar para Ordenar aplica-se a todo o território continental. Apoio de 9,5 M€

O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas informa que o Programa Emparcelar para Ordenar, integrado na Componente C08 – Florestas, no âmbito da Dimensão Resiliência do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) passou a aplicar-se a todo o território de Portugal continental. Novo Aviso tem apoio de 9,5 milhões de euros. O período de candidaturas decorre das 9h00 do dia 30 de Junho até se esgotar a dotação, no limite até às 17h00 do dia 31 de Outubro de 2025.

“Com o objectivo de reforçar a prevenção e o combate aos incêndios rurais, protegendo as nossas florestas e comunidades, num contexto de crescentes desafios provocados pelas alterações climáticas, pretende-se acelerar e alargar a resposta estrutural a nível nacional, promovendo resiliência, sustentabilidade e coesão territorial com impacto duradouro”, refere fonte institucional do IFAP.

Neste âmbito, foi publicado o novo Aviso n.º 04/ C08-i01.03/2025 do Programa Emparcelar para Ordenar, que introduz diversas alterações visando “tornar o processo de candidatura mais simples e acessível, em particular, o aumento da taxa de comparticipação das despesas elegíveis para 50%”, bem como o registo das parcelas no iSIP (Sistema de Identificação Parcelar).

As candidaturas são efectuadas em formulário, disponível no Balcão de Candidaturas (aqui), para preenchimento e submissão pelos Beneficiários proponentes.

O investimento RE-C08-i01: Transformação da Paisagem dos Territórios de Floresta Vulneráveis assegura as verbas necessárias ao financiamento do apoio sob a forma de subsídio a fundo perdido deste Programa.

Para mais informações, consulte a página da Componente C08 – Florestas – Florestas no Portal do IFAP, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.