Início / Agricultura / Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro fecha com balanço positivo

Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro fecha com balanço positivo

Balanço positivo do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro. Esta é a conclusão unânime do consórcio que reuniu no passado dia 15 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Gouveia, para o encerramento oficial do projecto, que reuniu todos os parceiros para uma reflexão sobre a cadeia de valor dos Queijos com DOP da Região Centro.

Depois de três anos de trabalho e de “um conjunto de acções inovadoras, os resultados estão à vista, mas, há, ainda, muito caminho a fazer. De olhos postos no futuro, esta foi também a oportunidade de perspectivar os próximos desafios e oportunidades”, refere uma nota de imprensa do projecto.

“Temos este compromisso no nosso ADN. Continuaremos atentos às necessidades do sector e de todo o território na fileira”, sublinhou Christelle Domingos, directora executiva da InovCluster — Associação Agro-Industrial do Centro, entidade líder do projecto, confiante que o trabalho em rede iniciado com este projecto deve continuar.

Deste projecto Christelle Domingos faz um balanço muito positivo. “Podemos afirmar, categoricamente, que os resultados são positivos e que o caminho valeu a pena”, resumiu, destacando um “trabalho de persistência” que contribuiu para “alavancar a competitividade da fileira”, “inovar o sector” e “sensibilizar e informar os consumidores”.

Também Jorge Brandão, vogal da comissão directiva do Programa Operacional Regional do Centro, teceu elogios ao trabalho desenvolvido em prol de um recurso estratégico da Região Centro. Jorge Brandão relevou o facto de as “entidades científicas e tecnológicas trabalharem com agentes económicos”, acreditando que o projecto contribuiu para a “valorização das três DOP e para aumentar a cadeira de valor dos Queijos com DOP da Região Centro”. “Depois dos projectos pilotos que este programa desenvolveu, estão lançadas as bases para se avançar com projectos ainda mais estruturantes”, referiu, defendendo a importância de manter a parceria activa.

O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro destacou-se por um conjunto de acções inovadoras, tais como, a Escola de Pastores e de Queijeiros, o Banco de Terras e o Vale Pastor que deram o seu contributo para melhorar competências, renovar gerações, garantir a continuidade destas profissões e quebrar os níveis dos abandonos dos terrenos.

O projecto teve, ainda, um forte impacto junto dos consumidores tendo sido lançada uma marca agregadora e s desenvolvido um conjunto de acções estratégicas de comunicação que envolveram iniciativas de assessoria de imprensa, marketing digital e eventos de activação.

O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro é desenvolvido por uma parceria composta por 15 entidades tais como comunidades intermunicipais, associações ligadas à fileira, instituições de ensino superior e de I&DT e outras instituições com um papel relevante na valorização económica dos Queijos com DOP da Região Centro tendo como entidade líder a InovCluster, co-financiado pelo Cento 2020, Portugal 2020 e pela UE através do FEDER.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.