Início / Agricultura / Programa Alimentar Mundial é Prémio Nobel da Paz 2020

Programa Alimentar Mundial é Prémio Nobel da Paz 2020

O Prémio Nobel da Paz 2020 foi hoje, 9 de Outubro, atribuído ao Programa Mundial de Alimentos (PMA) “pelos seus esforços para combater a fome, pela sua contribuição em melhorar as condições para a paz em áreas afectadas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e conflito”.

O Ministério da Agricultura congratula o Programa Alimentar Mundial pela atribuição do Prémio Nobel da Paz 2020, reconhecendo o trabalho no combate à fome, em particular em zonas de conflito

Segundo o comité norueguês do Nobel existiam 318 candidatos ao Prémio Nobel da Paz 2020, dos quais 211 pessoas e 107 organizações, sendo que 318 é o quarto maior número de candidatos de sempre. O recorde actual de 376 candidatos foi alcançado em 2016.

Em 2019, o programa, ligado às Nações Unidas, assistiu cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países. O comité Nobel destaca que a pandemia aumentou a necessidade de auxílio alimentar. “A comida está menos disponível para algumas populações por causa do vírus”, disse, em Oslo, a presidente do comité, Berit Reiss-Andersen.

Cada uma das 690 milhões de pessoas com insegurança alimentar no Mundo tem o direito de viver em paz e sem fome, David Beasley

Para o CEO do Programa Alimentar Mundial, David Beasley, a atribuição do Prémio Nobel da Paz ao PMA “é um reconhecimento comovente do trabalho dos funcionários que arriscam as suas vidas todos os dias para levar assistência alimentar a cerca de 100 milhões de pessoas com fome em o Mundo. Pessoas cujas vidas são frequentemente devastadas por instabilidade, insegurança e conflito”.

E acrescenta: “onde há conflito, há fome. E onde há fome, frequentemente há conflito. Hoje realça-se o facto de que segurança alimentar, paz e estabilidade andam de mãos dadas. Sem paz, não podemos alcançar o nosso objectivo global de fome zero; e enquanto houver fome, nunca teremos um Mundo pacífico”.

Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura congratula o Programa Alimentar Mundial pela atribuição do Prémio Nobel da Paz 2020, reconhecendo o trabalho no combate à fome, em particular em zonas de conflito.

“Num ano marcado pela pandemia da Covid-19, em que as cadeias de produção e de distribuição foram afectadas, ficou patente a cada vez maior importância do direito a uma alimentação segura, saudável e sustentável, para todas e para todos. A Agenda de Inovação para a Agricultura 20|30, apresentada por este Governo, está em linha com estes princípios do Programa Alimentar Mundial“, refere uma nota de imprensa do Gabinete da ministra da Agricultura Maria do Céu Albuquerque.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.