Início / Agenda / Proença-a-Nova debate Biodiversidade na Era da Transição Digital e Climática a 22 de Maio

Proença-a-Nova debate Biodiversidade na Era da Transição Digital e Climática a 22 de Maio

A quarta edição do BiodivSummit regressa a 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade, a decorrer no Centro Ciência Viva da Floresta, no Auditório Mariano Gago, em Proença-a-Nova. O tema é “Biodiversidade na era da Transição Climática e Digital”, constando desta programação três painéis distintos: Transição Digital e Climática; Desenvolvimento Sustentável; Desenvolvimento Humano.

Este fórum tem como objectivo reflectir sobre os impactos e as oportunidades desta onda transformadora no nosso meio, nas nossas gentes e na nossa vida, com o mote: O que o mundo faz por nós? O que nós podemos fazer pelo mundo?, refere uma nota de imprensa da autarquia de Proença-a-Nova.

A inscrição para assistir presencialmente à IV edição do BiodivSummit, é gratuita e obrigatória, devendo ser efectuada através da página online do BiodivSummit (aqui). O evento será também transmitido online, nas redes sociais do Município de Proença-a-Nova.

Programa

A abertura e sessão de boas-vindas será da responsabilidade de João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, que aponta, tanto a Transição Climática, como a Transição Digital, como “instrumentos essenciais para a evolução do mundo em que vivemos, com vista a uma sociedade mais sustentável que protege as pessoas, a economia e o planeta, assente na educação e na capacitação das pessoas”.

Na sessão inaugural, a intervenção do autarca será seguida de uma introdução ao tema, por José Tribolet, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico com “A importância do Ordenamento do Espaço Virtual para a Biodiversidade na Era da Transição Digital e Climática”.

O moderador do primeiro painel será Jorge Lopes, director de tecnologias, Brisa, do qual fará parte Luísa Ribeiro Lopes, coordenadora geral da Incode 2030 e presidente do .PT, bem como Alexandre Videira, administrador da Mobie.

Desenvolvimento Sustentável

O segundo painel, dedicado ao Desenvolvimento Sustentável, terá como moderadora Paula Guimarães, da empresa The Navigator Company, que irá contar com a presença de Nuno Banza, presidente do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Carlos Marta, formador em agricultura sustentável, e ainda de Paulo Pereira, director da A23 Beira Interior.

Por fim, o terceiro painel, no qual se propõe debater o Desenvolvimento Humano, estarão presentes, Inês Cardoso, directora do Jornal de Notícias, enquanto moderadora, acompanhada pelos oradores Pedro Barradas, da Associação ITS Portugal (Intelligent Transport Systems) e Joaquim Teixeira, da Fundação Champalimaud.

Nos três anos anteriores os temas escolhidos incidiram sobre “A origem das espécies e biodiversidade: bio humanidade como novo paradigma do século XXI” (2019), “A Água no Mundo e o Mundo da Água” (2020) e “Economia Viva”, tema da última edição, que procurou potenciar uma reflexão em torno da protecção e valorização do território.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP apresenta campanha da EDP de promoção de energias renováveis no agronegócio

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal promove mais um encontro com a EDP …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.