Início / Agricultura / Produtores de vinho promovem plantação de mais de 3.800 árvores autóctones

Produtores de vinho promovem plantação de mais de 3.800 árvores autóctones

A campanha “Vinhos que vão bem com o ambiente”, promovida de 5 de Junho a 31 de Outubro, pela José Maria da Fonseca Distribuição e pelos seus parceiros – os produtores José Maria da Fonseca, Ravasqueira, Lima & Smith e Quinta da Lagoalva – vai contribuir para a reflorestação do território nacional, através da plantação de 3.822 árvores autóctones.

Desta campanha resultará a plantação de 3.822 árvores das espécies amieiros, azinheiras, bordos, carvalhos, freixos, lódãos, loureiros, medronheiros, pilriteiros, salgueiros, etc., numa área a definir brevemente, mas situada no Parque Natural da Serra de Sintra-Cascais.

Ao longo dos 5 meses da campanha, vários supermercados disponibilizaram mini-rolhões para que os clientes pudessem levar para casa e reunir rolhas de cortiça usadas. Quando estes estivessem cheios, deveriam dirigir-se de novo às lojas e depositar as rolhas no depósito presente junto ao espaço das marcas. A entrega era ilimitada e poderia ser realizada diversas vezes até ao término da campanha. Por cada 10 rolhas de cortiça recolhidas, 1 árvore seria plantada. Esta campanha conseguiu recolher 38.222 rolhas de cortiça.

Recuperação da floresta autóctone

Associada ao Green Cork, projecto coordenado pela Quercus de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem em parceria com a Amorim, esta campanha pretendia contribuir para a reciclagem das rolhas de cortiça e para a recuperação da floresta autóctone portuguesa, participando também na construção de uma comunidade activa, responsável e em sintonia com o meio ambiente.

“O balanço desta campanha, que se insere nas nossas políticas e práticas sustentáveis, é muito positivo. Somos uma empresa familiar que se preocupa, há várias décadas, com o meio ambiente e estamos muito satisfeitos por podermos contribuir, também desta forma, para a redução da nossa pegada ambiental”, admite António Maria Soares Franco, administrador da José Maria da Fonseca com o pelouro comercial e de marketing.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP promove debate sobre Planos de Gestão de Região Hidrográfica 2022-2027

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal promove no auditório da sua sede, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.