Início / Agricultura / Produtividade do milho de regadio ao nível das mais elevadas das últimas três décadas

Produtividade do milho de regadio ao nível das mais elevadas das últimas três décadas

Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) estimam um aumento de 5% no rendimento unitário do milho para grão de regadio, face a 2020, para as 10,7 toneladas por hectare, ao nível dos mais elevados das últimas três décadas.

Refere o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2021, do Instituto Nacional de Estatística que a colheita das searas mais precoces (de variedades de ciclo mais curto), no milho para grão de regadio, arrancou no início de Setembro, tendo acelerado o ritmo apenas a partir da terceira semana, estimando que no final do mês estivesse colhida entre 10% e 15% da área semeada.

As searas mais tardias, ou de variedades de ciclo mais longo (geralmente mais produtivas), encontravam-se na fase de maturação ou de secagem do grão, com a maioria dos produtores a protelar a colheita até que o milho atinja teores de humidade suficientemente baixos que dispensem a passagem pelo secador antes da armazenagem, acrescenta o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2021.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.