Início / Agricultura / Produtividade do kiwi regista queda de 10%

Produtividade do kiwi regista queda de 10%

O Instituto Nacional de Estatística (INE) espera que a produtividade do kiwi registe uma queda de 10% na actual campanha.

Refere o seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2022 que o aumento da humidade nos solos veio favorecer o desenvolvimento dos kiwis, que estão maioritariamente no estado fenológico M – fruto em crescimento. No litoral Norte, os pomares mais antigos apresentam menos frutos vingados, enquanto as plantações mais recentes apresentam uma carga e calibres de frutos normais.

E acrescenta que a produção de kiwi Arguta foi ligeiramente superior à do ano transacto, sendo o calibre dos frutos bastante uniforme.

Na região Centro verificaram-se problemas de polinização e o desenvolvimento da cultura encontra-se duas semanas atrasado. Globalmente prevê-se um decréscimo de produtividade de 10%. Embora sendo uma cultura em expansão, têm-se verificado dificuldades na obtenção de plantas para novos pomares e atrasos na aprovação de projectos de investimento, referem ainda os técnicos do Instituto Nacional de Estatística.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Feira de São Pedro de Torres Vedras recebe V Fórum Agricultura 4.0 do SFCOLAB

Partilhar              A Associação SFCOLAB — Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura realiza o V …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.