Produção de rebentos e sementes para germinação tem guia de higiene

A Associação Europeia de Sementes Germinadas (ESSA) acaba de publicar um guia de higiene para a produção de rebentos e sementes para germinação.

O guia europeu, publicado no Jornal Oficial da União Europeia, destina-se a fornecer instruções exaustivas sobre as práticas de higiene que devem ser seguidas para uma produção segura de rebentos e sementes para germinação e a disponibilizar essas informações aos produtores de rebentos estabelecidos em países europeus e não europeus.

Explica o guia que o mercado de sementes germinadas da União Europeia é um “segmento altamente especializado do mercado de produtos frescos, contando com cerca de 120 estabelecimentos de produção profissional em toda a UE”.

E. coli entero-hemorrágica

Após a crise da bactéria E. coli entero-hemorrágica (EHEC), em 2011, e o parecer científico da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) sobre o risco da Escherichia coli produtora de toxina shiga e outras bactérias patogénicas presentes em sementes e sementes germinadas, entrou em vigor nova legislação da UE para aumentar a segurança deste segmento de produtos a nível europeu. Foram elaborados vários guias nacionais para apoiar a aplicação destas regras específicas.

O guia pode ser utilizado para elaborar listas de controlo e sistemas destinados a facilitar a sua aplicação.

Pode consultar o guia completo aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.