Início / Agricultura / Produção mundial de vinhos cai 8,2% em 2017 para 246,7 milhões de hectolitros

Produção mundial de vinhos cai 8,2% em 2017 para 246,7 milhões de hectolitros

A Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) estima que a produção mundial de vinhos em 2017 tenha ascendido a 246,7 milhões de hectolitros, registando uma queda de 8,2% em relação a 2016. Em Portugal a produção cresceu, atingindo 6,6 milhões de hectolitros.

“Uma produção historicamente baixa em 2017, especialmente na Europa Ocidental, devido a condições climáticas adversas”, refere o relatório da OIV.

Na conferência de imprensa realizada terça-feira, 24 de Outubro, na sede da Organização, o director-geral da OIV, Jean-Marie Aurand, referiu que a produção foi muito baixa na Europa, salientando os 39,3 milhões de hectolitros na Itália, os 36,7 milhões da França e os 33,5 milhões da Espanha, que frisou serem “historicamente baixos”.

Portugal cresce 10%

Portugal (6,6 milhões de hectolitros), Roménia (5,3 milhões), Hungria (2,9 milhões) e Áustria (2,4 milhões) são os únicos países a subir em comparação com 2016.

Apesar destas condições adversas, a OIV prevê que Portugal suba 10% na produção de vinho. O país é o 11.º maior produtor do mundo, num “ranking” liderado pela Itália, França e Espanha.

Jean-Marie Aurand, revelou ainda que os números finais do consumo de vinho ainda não estão disponíveis, mas são estimados entre 240,5 a 245,8 milhões de hectolitros.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.