Início / Economia / Produção Industrial regista subida homóloga de 3,7% em Junho de 2022

Produção Industrial regista subida homóloga de 3,7% em Junho de 2022

O Índice de Produção Industrial apresentou uma variação homóloga de 3,7% em Junho de 2022 (3,0% em Maio), divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Excluindo o agrupamento de Energia esta variação foi de 7,0% (4,7% no mês precedente). A taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em 6,7% (4,0% em Maio). A variação mensal do índice agregado foi -1,5% (-0,5% no mês anterior).

No segundo trimestre de 2022, o índice agregado aumentou 1,7% face ao trimestre homólogo (no primeiro trimestre, esta variação tinha sido -2,1%).

Os grandes agrupamentos industriais apresentaram comportamento díspares:

  • Os agrupamentos de Bens de Investimento e de Bens Intermédios contribuíram com 2,2 p.p. e 2,1 p.p., respectivamente, em resultado de variações homólogas de 16,1% e de 6,0% (4,4% e 3,1% em Maio), pela mesma ordem;
  • O agrupamento de Bens de Consumo passou de uma taxa de variação de 6,5% em Maio para 4,3% no mês em análise, ainda assim contribuindo com 1,4 p.p. para a variação do índice total;
  • O único contributo negativo (-2,0 p.p.) foi devido ao agrupamento de Energia, em resultado de uma variação homóloga de -10,6% (-5,1% no mês anterior).

Variação mensal

O Índice de Produção Industrial registou uma variação mensal de -1,5% em Junho (-0,5% em Maio), acrescenta o INE.

O agrupamento de Bens de Consumo apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (-1,9 p.p.), originado por uma taxa de variação de -5,4% (1,4% no mês anterior).

O agrupamento de Bens de Investimento deu o único contributo positivo (0,8 p.p.), que resultou de uma variação mensal de 5,5% (2,3% em Maio).

Pode ler o Destaque do INE sobre Índices de Produção Industrial aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Furto de alfarroba não pára. GNR apreende mais 434 quilos em Silves

Partilhar              A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que o Comando Territorial de Faro, através do Posto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.