Início / Agricultura / Produção do ramo agrícola na Região Autónoma da Madeira atinge 104,4 M€

Produção do ramo agrícola na Região Autónoma da Madeira atinge 104,4 M€

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou recentemente os dados de 2015 (provisórios) das Contas Económicas da Agricultura Regionais (CEAREG), possibilitando a actualização da série com início em 1995, disponibilizada no portal da DREM.

A análise dos dados permite concluir que, em 2015, a produção do ramo agrícola na Região Autónoma da Madeira (RAM) fixou-se em 104,4 milhões de euros, um crescimento de 14,0% em termos nominais face ao ano anterior, diz a Direcção Regional de Estatística da Madeira.

Em 2015, do total da produção agrícola regional, 84,5% foi proveniente da componente vegetal e 12,2% da animal, sendo que as restantes parcelas derivaram de serviços agrícolas e actividades secundárias não agrícolas. A nível nacional, o peso da produção vegetal foi inferior (55,9%), embora se tenha revelado também mais preponderante que a parte animal (39,7%).

Desagregando a componente da produção vegetal (cujo total foi de 88,2 milhões de euros) para a RAM, constata-se que as parcelas mais representativas foram as hortícolas frescas (23,9 milhões de euros) e os frutos subtropicais (17,8 milhões de euros).

Avicultura domina

A principal fatia da produção animal, cujo total foi de 12,7 milhões de euros, derivou da avicultura, que concentrou quase dois terços daquele total.

À actividade agrícola está inerente a utilização de uma série de bens e serviços que constituem os consumos intermédios. Esta variável rondou os 39,9 milhões de euros em 2015 (+12,1% que em 2014).

A diferença entre produção agrícola e consumo intermédio constitui o chamado Valor Acrescentado Bruto (VAB) agrícola. Em 2015, o VAB agrícola fixou-se em 64,5 milhões de euros, crescendo 15,2% em termos nominais entre 2014 e 2015.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.