Início / Agricultura / Produção de queijo com flor de cardo como coagulante? Leia o manual técnico da Católica

Produção de queijo com flor de cardo como coagulante? Leia o manual técnico da Católica

A Universidade Católica Portuguesa publicou o Manual Técnico elaborado no âmbito do projecto do grupo operacional iCheese – Cynara Innovation for best Cheese. A iniciativa teve como objectivo a inovação de produtos e processos visando a valorização do sector dos queijos que usam flor de cardo como coagulante, garantindo o fornecimento seguro e sustentável, contribuindo para a promoção da competitividade de pequenas e médias empresas (PME) do sector dos lacticínios.

O Manual apresenta algumas boas práticas que devem ser desenvolvidas desde o cultivo de cardo até à produção de queijo, o exemplo mais clássico e privilegiado de utilização de uma das formas de biomassa para a produção de um ícone que é o queijo.

“A produção de biomassa tem que responder a um conjunto de pressupostos para se tornar uma cultura rentável permitindo a obtenção de outros tipos de biomassa para além da flor. O maior benefício do cultivo tradicional é o baixo custo de produção aliado às questões de rentabilização em zonas mais desfavorecidas e com benefício para a preservação dos solos e sustentabilidade ambiental”, refere o manual.

Neste sentido, os responsáveis pelo manual dedicam um ponto específico para a colheita da flor de cardo mencionando algumas práticas que se devem ter em atenção. “A preparação dos extractos é uma das áreas onde há ainda espaço para melhorar não apenas as actividades como a longevidade dos extractos com o objectivo de se poder facilitar a tarefa dos queijeiros que preparam, diariamente, os seus extractos, muitos deles com vários extractos por dia”, acrescenta o manual.

No último ponto são descritos alguns dos processos que são típicos e cruciais para a produção de queijos DOP de excelência.

“A estratégia de adopção de práticas da agricultura biológica, assente em princípios de equilíbrio e sustentabilidade, do solo, das culturas, adequadas às épocas do ano e tendo por base uma comercialização, justa e em proximidade, com redução da pegada de carbono, parece ser o melhor caminho para guindar esta cultura ao sucesso”, frisam os responsáveis pelo manual.

E acrescentam que “as práticas agrícolas, são uma das áreas onde mais se tem de apostar, aliando o conhecimento empírico, no combate às pragas e doenças, às estratégias mais inovadoras creditadas cientificamente. O uso de fungicidas e bactericidas, de base natural, para a utilização em culturas agrícolas deve assumir-se como uma das grandes mais-valias de futuro”.

Saiba mais sobre o grupo operacional iCheese – Cynara Innovation for best Cheese aqui.

Pode consultar o Manual aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.