Início / Agricultura / Produção de maçã bate recorde em 2017. Cresce 36,3% para 329,4 mil toneladas

Produção de maçã bate recorde em 2017. Cresce 36,3% para 329,4 mil toneladas

A produção de maçã em 2017 foi a maior desde que existem registos, rondando as 329,4 mil toneladas (+36,3% face a 2016), com os frutos a apresentarem bons calibres e coloração normal.

A edição de 2017 das “Estatísticas Agrícolas” do Instituto Nacional de Estatística (INE) salienta que se registou o desvio de alguma produção para a indústria, em particular nos pomares do interior Norte, afectados por quedas de granizo no princípio de Julho e em finais de Agosto.

A maçã é produzida maioritariamente em regime de regadio (mais de 4/5 da área), pelo que a falta de precipitação não afectou o desenvolvimento do fruto, cuja apanha decorreu em Agosto e Setembro.

Condições climatéricas muito favoráveis ao desenvolvimento da cereja

As condições climatéricas foram, em geral, muito favoráveis ao desenvolvimento da cereja, havendo apenas registo de alguns danos nas variedades precoces e intermédias na Cova da Beira, resultado da forte precipitação que ocorreu durante a primeira quinzena de maio. A produção totalizou as 19,6 mil toneladas, a maior das últimas três décadas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Faro une-se a Huelva e Sevilha na luta por ligação ferroviária de alta velocidade entre Algarve e Andaluzia

Partilhar              A Câmara Municipal de Faro uniu-se aos Ayuntamientos de Huelva e Sevilha (Espanha) para reivindicar …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.