Produção de kiwi chega às 50 mil toneladas, a maior dos últimos 35 anos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) prevê-se um aumento de 10% na produção de kiwi, face à campanha anterior, alcançando-se, pela primeira vez desde que existem registos estatísticos sistematizados, as 50 mil toneladas.

Segundo as previsões agrícolas, em 31 de Outubro, do Instituto Nacional de Estatística, a maioria dos pomares de kiwi encontra-se na fase M — frutos em crescimento —, tendo-se já iniciado a colheita nos pomares mais novos, com variedades precoces.

Nas regiões produtoras de kiwi (Entre Douro e Minho e Beira Litoral), a floração e vingamento dos frutos decorreu sem problemas, essencialmente devido a uma polinização eficaz (em muitos casos, associada à presença de apiários), conduzindo a uma elevada carga de frutos.

Apesar do esforço de realização de diversas operações de monda de frutos e do reforço de adubações foliares, não foi possível contrariar totalmente a tendência para uma produção de kiwis de menor calibre, face ao habitual, em resultado da paragem de crescimento dos frutos do início do Verão (resposta fisiológica às baixas temperaturas registadas).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.