Início / Agricultura / Produção de kiwi chega às 50 mil toneladas, a maior dos últimos 35 anos

Produção de kiwi chega às 50 mil toneladas, a maior dos últimos 35 anos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) prevê-se um aumento de 10% na produção de kiwi, face à campanha anterior, alcançando-se, pela primeira vez desde que existem registos estatísticos sistematizados, as 50 mil toneladas.

Segundo as previsões agrícolas, em 31 de Outubro, do Instituto Nacional de Estatística, a maioria dos pomares de kiwi encontra-se na fase M — frutos em crescimento —, tendo-se já iniciado a colheita nos pomares mais novos, com variedades precoces.

Nas regiões produtoras de kiwi (Entre Douro e Minho e Beira Litoral), a floração e vingamento dos frutos decorreu sem problemas, essencialmente devido a uma polinização eficaz (em muitos casos, associada à presença de apiários), conduzindo a uma elevada carga de frutos.

Apesar do esforço de realização de diversas operações de monda de frutos e do reforço de adubações foliares, não foi possível contrariar totalmente a tendência para uma produção de kiwis de menor calibre, face ao habitual, em resultado da paragem de crescimento dos frutos do início do Verão (resposta fisiológica às baixas temperaturas registadas).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.