Início / Agricultura / Produção de batata regista aumento de 14,2% em 2017

Produção de batata regista aumento de 14,2% em 2017

A produção global de batata, de regadio e sequeiro, em 2017, registou um aumento de 14,2%, face a 2016, suportado pelos incrementos da área plantada (+1,9%) e da produtividade (+12,1%).

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), na edição de 2017 das “Estatísticas Agrícolas”, nas plantações de batata o tempo quente e seco, por um lado, limitou o desenvolvimento dos tubérculos nas plantações de sequeiro, conduzindo a produtividades 1,0% inferiores à média dos últimos cinco anos, e por outro, aliviou a pressão das doenças criptogâmicas (nomeadamente o míldio), tendo permitido o crescimento sem problemas das batatas de regadio, que alcançaram rendimentos unitários próximos das 23,6 toneladas por hectare.

Batata mais barata 30,7%

A qualidade da batata colhida foi, dum modo geral, boa, de calibre médio a grande e com bom poder de conservação. De referir que, pelo facto do preço da batata ter sido muito inferior ao praticado em 2016 (-30,7%), muitos produtores protelaram a comercialização na expectativa de melhoria das condições.

Girassol, redução de 26,1%

Já na cultura de girassol registou-se uma redução de 26,1% na área semeada, resultado da opção de não realização da cultura face às disponibilidades hídricas.

As searas apresentaram uma grande heterogeneidade no desenvolvimento, observando-se um decréscimo na produção de 20,7%.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Produtores apresentam projecto de promoção da Maçã de Alcobaça em mercados externos

Partilhar              A APMA – Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça vai apresentar amanhã, 3 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.