Início / Agricultura / Produção de amêndoa deverá alcançar 34 mil toneladas

Produção de amêndoa deverá alcançar 34 mil toneladas

“O início da colheita da amêndoa veio confirmar as previsões de aumentos significativos na produção, estimando-se que possa alcançar as 34 mil toneladas (55% superior à de 2018)”, dizem os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2019.

Este incremento resultou essencialmente da entrada em produção dos amendoais instalados nos últimos três/quatro anos e da aproximação da produção cruzeiro dos plantados há seis/sete anos.

Pomares novos mais produtivos

As variedades, compassos e intervenções agronómicas realizadas nos pomares novos permitiram alcançar produtividades muito superiores às observadas nos tradicionais.

De referir que, nos pomares tradicionais de sequeiro, mais sujeitos a condições climatéricas adversas, a falta de humidade do solo tem conduzido a situações de miolo de menor calibre e, não raras vezes, já seco e sem valor comercial.

Pêssego

Por outro lado, adianta o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2019 que a campanha do pêssego já terminou na Cova da Beira, zona que produz cerca de metade da produção nacional deste fruto.

Ao contrário do que foi inicialmente avançado, a produção não deverá aumentar face à campanha anterior, devendo situar-se próxima das 43 mil toneladas. Para este facto contribuiu decisivamente a queda tardia de frutos, bem como o menor calibre alcançado este ano.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.