Início / Agricultura / Procura por serviços de limpeza de terrenos cai 30% no primeiro trimestre de 2022

Procura por serviços de limpeza de terrenos cai 30% no primeiro trimestre de 2022

A procura por serviços de limpeza de terrenos diminui 30% no primeiro trimestre de 2022, face ao mesmo trimestre de 2021. Já ao nível da disponibilização destes serviços, o aumento da oferta no mesmo período é substancial (+177%). Os dados são avançados pela plataforma OLX.

Os proprietários de terrenos têm este ano até 30 de Abril para procederem à limpeza das suas terras. Recorde-se que a legislação em vigor estipula que “os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a proceder à gestão de combustível”. Ou seja, têm fazer a limpeza de matos ou vegetação que possa potenciar incêndios.

É neste âmbito que o OLX acaba de lançar um estudo no qual analisa a procura e oferta por serviços de limpeza de terrenos, com base em dados disponíveis na plataforma. Esta análise é feita no contexto da obrigação legal de realizar a limpeza de terrenos e gestão de combustíveis para prevenção do risco de incêndios, que deve ser levada a cabo por lei até ao final de Abril.

Principais conclusões do estudo apontam que a procura por serviços de limpeza de terreiros subiu 27% de Janeiro para Fevereiro e 5% de Fevereiro para Março de 2022. Ainda assim, no total, a procura por estes serviços no primeiro trimestre deste ano está 30% abaixo de 2021.

Por outro lado, Março foi, dos três meses, aquele que revela maior quebra da procura face ao ano passado (-51%). Em 2021, quando o prazo foi prorrogado para fim de Maio (devido à pandemia), a maior procura pela limpeza de terrenos decorreu, por esta ordem, nos meses de Maio, Junho, Março, Abril e Julho.

Maior procura por regiões

Acrescenta o estudo que as zonas que revelam maior procura, entre Janeiro de 2021 e Março de 2022, são Vila Nova de Gaia (6,8% do total da procura), Sintra (6,3%), Porto (4,7%), Gondomar (3,6%), Palmela (3,4%) e Alenquer (3,4%).

“A procura por este serviço tem aumentado gradualmente desde o início do ano, mas há uma quebra dos valores em comparação com o ano anterior. Se analisarmos 2021 percebemos que alguns dos meses com maior procura aconteceram já depois do prazo indicado, de forma que é expectável que também este ano a procura continue a subir nos próximos meses”, comenta Sebastiaan Lemmens, director geral do OLX Portugal.

Oferta de serviços aumenta 177%

Refere o mesmo estudo que o primeiro trimestre de 2022 revela, no geral, um aumento de 177% da oferta destes serviços face ao mesmo trimestre do ano passado. O mês que revela maior aumento da oferta face a 2021 é Março (+335%).

A oferta por limpeza de terrenos aumentou gradualmente desde Janeiro de 2022 (+60% de Janeiro para Fevereiro e +176% de Fevereiro para Março). Em 2021, os meses com maior oferta de serviço de limpeza de terrenos são, por esta ordem, Maio, Abril, Março, Julho e Junho.

As zonas que revelam maior oferta, entre Janeiro de 2021 e Março de 2022, são Vila Nova de Gaia (5,8% do total da oferta), Sintra (4,7%), Cascais (3,5%), Paredes (3,3%) e Almada (2,9%).

“Observamos que, ao nível dos serviços, as empresas fornecedoras estão a corresponder às necessidades e aos prazos estabelecidos, providenciando um aumento substancial de respostas para a limpeza dos terrenos logo desde os meses antecedentes. Os profissionais estão alerta para a importância desde serviço e já estão disponíveis para que o mesmo seja solicitado e realizado”, conclui o director geral do OLX Portugal.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.