Início / Agricultura / Primor quer aumentar tempo de vida dos produtos de charcutaria

Primor quer aumentar tempo de vida dos produtos de charcutaria

A Primor estabeleceu uma parceria para o desenvolvimento de um novo projecto de investigação, denominado Extrasliced45.

O principal objectivo desta iniciativa é aumentar o tempo de vida útil de produtos de charcutaria à base de carne de porco e de aves, fatiados, de 35 para 45 dias, mantendo os seus elevados padrões de qualidade e segurança alimentar.

Para a concretização deste objectivo foram investigadas duas vertentes da embalagem: a vertente dos materiais da embalagem (filmes) e a vertente da atmosfera modificada. No estudo da primeira foi desenvolvido um filme laminado, em que a estrutura do filme multi-camadas (co-extrudido) foram modificadas, com o objectivo, por um lado, de diminuir a permeabilidade ao oxigénio, e por outro, absorver a humidade existente no interior da embalagem.

Os filmes dispõem ainda de propriedades anti-microbianas que, em conjunto com a alteração da atmosfera interior da embalagem, actuam na preservação das características do produto e consequentemente no aumento do seu tempo de vida.

O outro objectivo do projecto pretende-se com a redução do peso e do volume da embalagem, de forma a reduzir os custos de distribuição e contribuir para uma maior sustentabilidade ambiental.

O Extrasliced45 foi criado por uma equipa multidisciplinar de investigadores, especialistas nas áreas técnicas da engenharia alimentar, da bioquímica, da microbiologia, da biotecnologia, da engenharia dos polímeros e dos materiais, da qualidade, do processo e da gestão de projectos.

Em conjunto desenvolveram um núcleo de actividades desde a fase preliminar, com as especificações técnicas dos produtos e dos materiais a desenvolver, passando pela definição dos novos conceitos de materiais, até à construção dos protótipos finais e respectivos testes e ensaios de validação, bem como a divulgação dos respectivos resultados.

O projecto é uma iniciativa conjunta da Primor com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho (PIEP), a VIZELPAS – Comércio de Artigos Plásticos, empresa produtora de filmes e sacos barreira a gases, para embalagens primárias nas indústrias alimentar, farmacêutica/médico-cirúrgica.

A Primor Charcutaria Prima, do Grupo Joaquim Moreira Pinto, é uma das maiores empresas de produtos alimentares de Portugal, com uma experiência de mais de 50 anos na produção e comercialização de enchidos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

DS Smith abre novo Customer Innovation Hub em Madrid

Partilhar              A DS Smith Packaging Ibéria escolheu a cidade de Madrid para instalar o seu primeiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.