Início / Agricultura / Agro-indústria / Primeiro projecto de aquacultura nos Açores está em fase de instalação

Primeiro projecto de aquacultura nos Açores está em fase de instalação

O director Regional das Pescas dos Açores revelou que o primeiro projecto de aquacultura regional está a ser implementado na ilha Graciosa, adiantando que se trata de uma unidade de produção de spirulina, uma microalga utilizada na indústria alimentar.

Luís Rodrigues salientou ainda que estão em fase de avaliação três projectos de aquacultura para as ilhas Terceira, Faial e São Miguel, acrescentando que existem oito projectos candidatos ao Regime de Apoio à Inovação em Aquicultura, co-financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

O director Regional falava terça-feira, 17 de Janeiro, em Ponta Delgada, no encerramento do workshop ‘Investigação e Inovação Responsáveis – Pesca e Aquacultura Sustentáveis’, organizado pelo Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, no âmbito do projecto europeu MARINA, financiado pelo programa H2020, e que incide sobre temáticas relacionadas com o ‘crescimento azul’.

8 projectos candidatos

Relativamente aos oito projectos candidatos ao Regime de Apoio à Inovação em Aquicultura, Luís Rodrigues salientou que são “um bom exemplo” da possibilidade de criação de sinergias entre a aquacultura e as pescas, na medida em que, nalguns casos, foram estabelecidas parcerias com associações de pescadores.

Na sua intervenção, o director Regional lembrou investimentos realizados pelo Governo dos Açores nesta área, nomeadamente o projecto de mapeamento de zonas de ambiente costeiro e ‘off shore’ com potencial para aquacultura, a criação de áreas de produção aquícola nas ilhas do Faial, Terceira e São Miguel, bem como a criação de um pacote de benefícios fiscais com o objectivo de atrair investidores.

Luís Rodrigues destacou ainda que o Governo Regional operacionalizou apoios para investimentos produtivos em aquacultura, destinados exclusivamente a empresas de aquacultura, havendo, para já, um projecto candidato.

O encontro que decorreu terça-feira em Ponta Delgada reuniu investigadores, técnicos e profissionais ligados à pesca e à aquacultura, tendo como objectivo analisar as oportunidades e as sinergias entre estas duas áreas, permitindo a interacção e a partilha de informação e de experiências.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Seafood Expo Global junta mais de 2.000 empresas expositoras de frutos do mar em Barcelona

Partilhar             more  ​​A Seafood Expo Global/Seafood Processing Global, a maior feira de frutos do mar do …

Um comentário

  1. Espero ouvir sucessos neste grande projecto ao ponto de influenciar. O meu país a esse projeto. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.