Início / Agricultura / Prevenção de incêndios: Escuteiros fazem vigilância florestal no concelho de Viana do Castelo até 15 de Setembro

Prevenção de incêndios: Escuteiros fazem vigilância florestal no concelho de Viana do Castelo até 15 de Setembro

Os escuteiros iniciaram, a 15 de Julho, a vigilância florestal em três locais do concelho de Viana do Castelo, para prevenir incêndios florestais e garantir a segurança. A vigilância decorre até 15 de Setembro.

O contacto destas equipas é realizado directamente para as Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal (EMEIF) da Guarda Nacional Republicana (GNR), através de rádios SIRESP fornecidos pela Guarda.

Também os militares do Exército estão, desde 1 de Julho, a vigiar a Serra de Santa Luzia. Conforme protocolo com a Câmara Municipal para a vigilância florestal, a Escola de Serviços do Exército garante a vigilância da serra, para prevenção dos incêndios florestais e dissuasão de comportamentos de risco.

O protocolo com o Exército já se realiza desde 2011 e tem sido uma acção fundamental para a prevenção dos incêndios florestais ao longo destes últimos dez anos, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Operações de vigilância

Os militares estão, assim, a promover operações de vigilância, mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (CODIS – Comandante Distrital de Operações de Socorro, Bombeiros Municipais de Viana do Castelo) e comunicando, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo.

“A vigilância das áreas florestais é fundamental para a prevenção de incêndios, permitindo dissuadir eventuais actos de negligência ou mesmo criminosos e detectar eventuais ocorrências. Para além dos patrulhamentos das entidades competentes, como Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública, a Câmara Municipal tem, assim, promovido acções complementares de vigilância florestal”, quer com Militares quer com Escuteiros.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apela a todos “os devidos cuidados como as limpezas e, em especial, o alerta dos incêndios florestais directamente para o 117”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.