Início / Agricultura / Presunto de Santana da Serra da Montaraz de Garvão ganha Concurso de Enchidos

Presunto de Santana da Serra da Montaraz de Garvão ganha Concurso de Enchidos

O Presunto de Santana da Serra, produzido pela Montaraz de Garvão, Transformação Artesanal de Porco Alentejano, obteve a distinção “Melhor dos Melhores” na Categoria Presuntos do 7º Concurso Nacional de Enchidos, Ensacados e Presuntos Tradicionais Portugueses. O concurso foi organizado pelo CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal – que assumiu a respectiva direcção – nos passados dias 9 e 10 de Março.

O objectivo principal do Concurso é premiar, promover, valorizar e divulgar os genuínos enchidos, ensacados e presuntos tradicionais portugueses, alguns deles já com nomes qualificados.

Este Concurso enquadra-se no âmbito de um conjunto de iniciativas promovidas pelo CNEMA, onde se incluem também outros concursos nacionais de produtos tradicionais portugueses, bem como os Concursos Nacionais de Mel e de Azeite Virgem Extra e o Salão Prazer de Provar integrados na Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo.

A lista de premiados está disponível aqui.

Fábrica ampliada

A fábrica da Montaraz, de Ourique, foi alvo de obras de ampliação e modernização e, no âmbito da Feira do Porco Alentejano (que termina hoje, 26 de Março), recebeu a visita do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, na passada sexta-feira, 24 de Março, onde foi descerrada uma placa comemorativa da visita do governante.

Inaugurada em 2007, a Montaraz de Garvão é uma unidade de transformação de porco preto alentejano, actuando desde os enchidos aos presuntos, passando pela carne fresca. A empresa transforma cerca de 3.000 porcos por ano e emprega 50 pessoas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Bolsa do Porco – Semana 32/2022 – 2,347€ (Subida de 0,020€)

Partilhar              Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores Mercado europeu A Alemanha ia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.