Início / Agricultura / Presidente do IVDP: “há sinais encorajadores do comportamento das vendas de vinho do Porto”

Presidente do IVDP: “há sinais encorajadores do comportamento das vendas de vinho do Porto”

O presidente do IVDP — Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Gilberto Igrejas, considera que “há sinais encorajadores do comportamento das vendas de vinho do Porto, com destaque para o que tem sido o crescimento do mercado nacional, depois de um ano anterior absolutamente extraordinário no que às exportações diz respeito”.

As declarações forma feitas em nota de imprensa a anunciar a agenda das comemorações dos 266 anos da mais antiga região demarcada e regulamentada do Mundo: o Douro Vinhateiro. 

Amanhã, dia 10 de Setembro, no Hilton Boeira Garden, em Vila Nova de Gaia, serão entregues distinções nas áreas da Enologia, Viticultura, Enoturismo e Revelação, no âmbito do projecto “Douro+Sustentável”, que visa o desenvolvimento economicamente viável, com boas práticas ambientais promovendo a elaboração de projectos consistentes que valorizem a protecção da região e do seu património.

Gilberto Igrejas sublinha que as distinções que serão entregues “premeiam o que de melhor se faz no Douro, mostram a vitalidade do sector e a paixão que é posta na viticultura da região”.

Acções de promoção

Numa altura em que os desafios que se colocam à viticultura, à produção e comercialização de vinhos, são enormes, o IVDP vai levar a cabo um conjunto de acções de promoção em várias vertentes, mostrando toda a versatilidade e polivalência do Vinho do Porto. Para dia 14 de Setembro está agendada uma prova com harmonizações, denominada “Sabor a Porto”, que decorrerá no Restaurante Almeja, no Porto, onde as criações do chef João Cura farão pairing com diferentes categorias de Vinho do Porto.

No dia seguinte decorre o “Porto Colours Cocktail Party”, uma festa de cocktails de Vinho do Porto que tem lugar ao final da tarde, no Indulgent, na Foz do Douro, e que conta com a presença de quatro bares de referência da cidade do Porto.

Dia 16 é a vez do Douro receber nova etapa do “Sabor a Porto”, no restaurante DOC Folgosa, com o chef Rui Paula a preparar iguarias que combinam na perfeição com Vinho do Porto.

Mais perto do final do mês, dia 29 de Setembro, é a vez de Lisboa receber uma sessão do “Sabor a Porto”, marcada para o Restaurante Sala de Corte, onde decorrerá mais uma prova harmonizada com Vinho do Porto e criações do chef Luís Gaspar.

No primeiro dia de Outubro realiza-se um grande sunset no Cais de Gaia, tendo como público-alvo o consumidor final, na qual está prevista a participação de 30 produtores, que num ambiente de festa mostrarão toda a diversificada oferta de Vinho do Porto.

Já em Novembro, dia 4, há lugar a uma prova comentada de Vinho do Porto da década de 80, destinada a público internacional, orientada por um especialista do IVDP, com a presença dos enólogos de cada um dos vinhos seleccionados para a Masterclass “Forty Years of the Eighties”, que se realizará no Hotel Six Senses, em Lamego.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Suinicultores preocupados e perplexos face ao ‘desaparecimento” da Secretaria de Estado da Agricultura

Partilhar              A direcção da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores expressa a sua “preocupação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.