© Câmara de Setúbal

Presidente da Câmara de Setúbal quer mais mulheres na pesca desportiva de alto mar

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, lançou no sábado, durante o convívio de pesca do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, o desafio de se aumentar a participação das mulheres na pesca desportiva de alto mar.

O autarca lançou o repto no pavilhão da União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, durante a entrega de prémios de um torneio de pesca desportiva em alto mar que, em 1 de Maio, reuniu ao largo de Setúbal 72 pescadores, três dos quais mulheres, e sete embarcações de outras tantas colectividades do concelho, avança uma nota de imprensa da autarquia.

“Tive aqui umas conversas e disseram-me que é necessário ter mais mulheres a participar na pesca como actividade desportiva profissional, digamos assim. As colectividades, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia vamos ter todos de nos empenhar em arranjar uma equipa com maior participação de mulheres. É um grande desafio que fica aqui nesta jornada”, afirmou o presidente da Câmara.

André Martins agradeceu ao Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau (NABSN) por ter promovido um “grande convívio” do movimento associativo, sublinhando que as colectividades procuram ser as melhores quando se defrontam nas actividades, mas todas “sabem como conviver, como se juntar e como dar uma vida melhor às populações”.

Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Grupo Desportivo Comércio de Santo Ovídio, Grupo Desportivo “Os Amarelos”, Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, Grupo Desportivo “O Independente”, Núcleo de Amigos do Bairro do Peixe Frito e São Domingos Futebol Clube participaram no torneio, que foi ganho por Luís Esteves, do NABSN, com cerca de 10 quilos de peixe capturado.

“Mais uma vez fica aqui demonstrada a importância que o movimento associativo tem na nossa comunidade. Um agradecimento àqueles que dedicam uma boa parte da sua vida nas direcções das colectividades, porque fazem-no sem ganhar nada com isso e fazem-no retirando tempo à sua vida, à vida da família, em proveito dos outros todos”, afirmou.

O presidente da Câmara saudou os que se dedicam à pesca de alto mar, considerando que, apesar de “não querer deixar de parte aqueles que participam na pesca por convívio”, é “muito importante” haver no movimento associativo “profissionais da pesca do alto”.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, deu os parabéns ao NABSN “por mais um convívio de pesca magnificamente organizado” e sublinhou que o movimento associativo é “solidário, comunicativo e, acima de tudo, inclusivo”, numa alusão ao facto de três dos 72 pescadores em competição serem mulheres.

“Palmas às mulheres, que são um magnífico exemplo, não só na pesca, mas também noutras actividades desportivas e não desportivas, porque têm plena capacidade para integrar e desempenhar esta ou outra qualquer função”, disse.

O presidente do NABSN, Agostinho Ferreira, recordou que a colectividade teve “algumas dificuldades” na organização do torneio de pesca devido ao mau tempo, que obrigou ao seu adiamento de 5 de Março para 1 de Maio.

Agostinho Ferreira fez um “agradecimento especial a todas as equipas das colectividades amigas” do NABSN por participarem no seu convívio de pesca, bem como aos presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, por estarem ao lado da colectividade “desde a primeira hora”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.