Início / Agricultura / Presidente da Câmara de Cantanhede: “produtores florestais devem tirar proveito dos fundos comunitários”

Presidente da Câmara de Cantanhede: “produtores florestais devem tirar proveito dos fundos comunitários”

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, defendeu a necessidade de todos os agentes da fileira florestal estarem particularmente atentos às oportunidades de financiamento que se abrem no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e do Portugal 20/30.

“Espero que nesse âmbito, os fundos cheguem aos produtores florestais e que estes saibam tirar proveito deles no sentido de virmos a ter melhor floresta e um sector cada vez mais rentável”, sustentou Helena Teodósio.

Ao intervir no seminário “Juntos Fazemos Floresta”, integrado no Dia da Floresta da 30ª edição da Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, Helena Teodósio referiu ser preciso “ter melhor floresta e melhores instrumentos de planeamento e de gestão do espaço florestal”.

O Seminário Juntos Fazemos Floresta foi organizado pela OFA – Organização Florestal Atlantis e reuniu cerca de 150 pessoas, entre proprietários, investigadores, técnicos e empresários de todo o País para discutirem floresta.

Sobre esta época particularmente difícil de combate aos incêndios, a autarca sublinhou que o facto de se registarem avanços no domínio da prevenção, “não significa que se perca a noção de que é preciso aperfeiçoar cada vez mais as respostas a esse flagelo que todos os anos assola o País”.

O seminário, que decorreu na Biblioteca Municipal de Cantanhede, contou com a presença de vários especialistas da área florestal.

“Certificação Florestal – A oportunidade para a melhoria da gestão florestal”, “Fertilização de Pinheiro Bravo”, “Iniciativas para o aumento de produtividade do pinhal em Portugal” e “Melhor Eucalipto – Programas Operacionais” foram alguns dos temas em discussão, numa sessão que contou também com uma mesa-redonda sobre “Madeira, um produto cada vez mais valioso” e a apresentação da IEPE – Ferramenta de apoio à Instalação Eficiente de Povoamentos de Eucalipto.

A 30ª edição da Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, que regressa após dois anos de interrupção devido à pandemia da Covid-19, realiza-se de 28 de Julho a 7 de Agosto, no Parque Expo-Desportivo S. Mateus, e conta com 500 expositores.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PS Açores acusa Governo Regional de falhas na gestão das quotas pesqueiras

Partilhar              O Partidos Socialista (PS) dos Açores entregou um requerimento ao Governo Regional dos Açores, intitulado …

3 comentários

  1. Faltou mencionar que o seminário ‘juntos fazemos floresta ‘ inserido na Expofacic 2022, foi, como é todos os anos totalmente organizado pela OFA-Organização Florestal Atlantis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.