Início / Agenda / Prémios Porco D’Ouro entregues a 25 de Fevereiro no Montijo

Prémios Porco D’Ouro entregues a 25 de Fevereiro no Montijo

A FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores anuncia que, no próximo dia 25 de Fevereiro, vai decorrer uma Sessão de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro 2020, no Montijo, a partir das 19h00, numa cerimónia privada e restrita.

Contudo, a FPAS vai transmitir o evento em directo, via streaming, através da sua página de Facebook, aqui.

Depois da suspensão da V Gala de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro, que estava agendada para o dia 3 de Dezembro de 2021, a FPAS “quis manter a homenagem aos suinicultores e reconhecer o esforço e o empenho dos empresários, dos técnicos e de todos os trabalhadores nas explorações suinícolas em Portugal, consubstanciados nos dados técnicos relativos a 2020”.

Refere a Federação que a atribuição destes prémios “reveste-se da maior importância, sobretudo numa época de crise para o sector, por ser uma oportunidade de celebrar a actividade e homenagear os protagonistas que diariamente trabalham para oferecer aos portugueses alimentos de qualidade, seguros, saborosos e sustentáveis”.

E acrescenta que os Prémios de 2020 “são ainda mais relevantes no contexto difícil em que este trabalho se desenvolveu em pleno período pandémico, muitas vezes em sacrifício pessoal e familiar para que não faltasse carne de porco à mesa dos consumidores”.

Prémios Porco D’Ouro

Em 22 de Junho de 2016, por ocasião do 35º aniversário da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, teve lugar em Leiria a primeira gala de entrega dos Prémios Porco D’Ouro. Foram, então, distribuídos 11 prémios num universo de 30 nomeados. A Gala Porco d’Ouro distingue, anualmente, a produtividade e eficiência dos empresários do sector suinícola nacional.

Na última gala, em 2019, foram entregues 31 prémios, entre 84 nomeações. Os dados foram obtidos a partir de 25.758 reprodutoras, pertencentes a 53 explorações de empresas aderentes ao BDporc – Portugal. Os resultados correspondem aos principais índices de gestão técnica das explorações.

Em 2019, a FPAS introduziu dois novos prémios: o Prémio Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural à exploração com melhores práticas em termos de sanidade, bem-estar animal, biossegurança e ambiente e ainda o Prémio Inovação Zoetis que reconhece e premeia o mais destacado exemplo de inovação na produção suinícola no ano a que o prémio respeita.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.