Início / Agenda / Prémio Portugal Inspirador está de volta para distinguir melhores empresas do País na agricultura e sustentabilidade

Prémio Portugal Inspirador está de volta para distinguir melhores empresas do País na agricultura e sustentabilidade

O Prémio Portugal Inspirador está de volta e prepara-se, pelo segundo ano, para distinguir as empresas e pessoas que mais se destacam no tecido empresarial português e que mais contribuem para a economia nacional. Ao todo, serão atribuídos 21 prémios, em 6 categorias. Agricultura, Turismo, Indústria, Tecnologia, Internacionalização e Sustentabilidade.

A iniciativa é lançada pelo Santander, em conjunto com o Jornal de Negócios, o Correio da Manhã e a CMTV, tendo como knowledge partners a Informa D&B, a Accenture e a NOVA SBE.

Após o sucesso da 1ª edição, em 2022, o propósito mantém-se: “premiar e dar visibilidade a empresas de excelência que actuam em território nacional e que se evidenciam pela sua capacidade de criar emprego, dinamizar o mercado, inovar e potenciar o desenvolvimento económico. São casos de sucesso empresarial e referências na gestão do talento, que inspiram os outros a fazer mais e melhor no País”, refere uma nota de imprensa do Santander.

Categoria de Sustentabilidade

A grande novidade desta edição reside na categoria de Sustentabilidade, que passa a estar aberta a candidaturas. Destina-se a startups e scaleups com menos de 5 anos de existência, que se destaquem pelo seu compromisso sustentável, considerando critérios como o crescimento do volume de negócios, o potencial de evolução e ponderadores de sustentabilidade. As candidaturas decorrem até dia 30 de Junho e a sua gestão será feita pela NOVA SBE. No final, serão seleccionadas as três melhores startups e as três melhores scaleups, adianta a mesma nota.

Em cada uma das restantes categorias, serão distinguidas uma Grande Empresa, uma PME e uma Personalidade do Ano. A selecção das empresas é feita com base em dados da Informa D&B e de acordo com os critérios de avaliação definidos pela Accenture, que incluem o crescimento e qualidade do negócio, impacto na sociedade e as exportações.

Em cada categoria é definido um top 10 finalista, que será depois avaliado por um júri constituído por personalidades com grande experiência em cada área. Os vencedores serão conhecidos numa cerimónia em Novembro.

A edição deste ano traz também Conferências e Conversas Inspiradoras em várias Regiões do País, dedicadas a cada uma das áreas do Prémio.

“O Prémio Portugal Inspirador reforça o papel do banco no apoio à economia e ao tecido empresarial português, com quem tem mantido uma forte relação de proximidade. Através desta iniciativa, está a distinguir as melhores empresas do país e a estimular o seu crescimento, desafiando ainda todo o ecossistema a fazer mais e melhor”, acrescenta a mesma nota do Santander.

Todas as informações sobre o Prémio Portugal Inspirador disponíveis aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CCIP promove conferência “Sustentabilidade e Competitividade” em parceria com Novo Banco

Partilhar              A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em parceria com o Novo Banco e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.