Início / Featured / Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas tem novo regulamento
Foto: Universidade do Algarve

Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas tem novo regulamento

O Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas tem novo regulamento aprovado. Criado em 2018, o prémio tem como objectivo transmitir à sociedade a importância do oceano como sistema de suporte de vida no Planeta Terra, responsável pela regulação do clima, pelo fornecimento de alimento, meio de transporte e de lazer, além de providenciar muitos outros serviços e benefícios económicos, sociais, ambientais, culturais e emocionais.

Podem concorrer ao Prémio jovens com idades entre os 14 e os 21 anos, individualmente ou em equipas de até cinco membros. Além dos jovens que residam ou estudem em Portugal, ou que estejam legalmente habilitados a permanecer no país, podem candidatar-se todos os jovens que residam no estrangeiro e tenham nacionalidade portuguesa.

Anualmente serão galardoados os filmes com duração de até sete minutos que melhor promovam a importância do oceano e do conhecimento científico interdisciplinar sobre os oceanos nas suas diversas dimensões e interacções para o benefício da sociedade e do ambiente. O Prémio pode ser atribuído em quatro categorias: Mensagem, Criatividade, Cultura Científica e Futuro, recebendo as candidaturas vencedoras um valor de dois mil euros.

O Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas presta homenagem ao Professor Mário Ruivo, personalidade de reconhecido mérito científico, diplomático e cultural, pioneiro na defesa do oceano, no lançamento das temáticas ambientais em Portugal e na promoção de uma relação mais harmoniosa entre a sociedade e o oceano.

O Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas é uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Economia e Mar, da Cultura, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação.

Segundo o Despacho n.º 3631/2023, de 22 de Março, é ainda criada a Comissão Organizadora do Prémio com a missão de organizar, financiar e dirigir os procedimentos do Prémio, bem como organizar eventos paralelos que prossigam os objectivos do Prémio, composta por:

  • Direcção-Geral de Política do Mar, que coordena;
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera;
  • Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental;
  • Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema;
  • Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
  • Direcção-Geral da Educação;
  • Agência Portuguesa do Ambiente.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Câmara de Santarém atribui Medalha de Ouro ao CNEMA

Partilhar              A Câmara de Santarém condecorou hoje, 14 de Junho, o CNEMA — Centro Nacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.