Início / Agenda / Prémio do Concurso Nacional de Jovens Agricultores entregue a 10 de Dezembro

Prémio do Concurso Nacional de Jovens Agricultores entregue a 10 de Dezembro

A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal organiza pelo 8º ano consecutivo o Concurso Nacional de Jovens Agricultores que elege o melhor jovem agricultor de Portugal. A entrega do prémio ao melhor jovem agricultor de 2020 será dia 10 de Dezembro, na sede da CAP em Lisboa, a partir das 14h30.

O vencedor do Concurso vai representar Portugal no Congresso Europeu de Jovens Agricultores, organizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde nos últimos anos venceu por três vezes o título de Melhor Jovem Agricultor Europeu, mostrando o nosso dinamismo, inovação e a qualidade da agricultura portuguesa.

O Ministério da Agricultura, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela CAP, decidiu apoiar institucionalmente o evento, o que “demonstra o interesse pela temática da renovação geracional do sector”, refere fonte institucional da Confederação, que conta também com o apoio da Bayer, da Ascenza, da APED e da Consulai, que constituem o júri do Concurso.

Se quiser estra presente no evento, pode inscrever-se aqui. Programa aqui.

Renovação de gerações nas zonas rurais

Ao nível europeu, há 1 agricultor com menos de 35 anos por cada 9 com idade superior a 55 anos. Em alguns Estados-membros como Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido e Bulgária, essa proporção é ainda mais baixa (3 para 20), no entanto existem países como a Polónia, Áustria e Alemanha em que há 1 jovem agricultor por cada 6 com mais de 55 anos.

“Estas diferenças entre países explicam-se fundamentalmente pela existência de quadros legislativos favoráveis que souberam promover a renovação de gerações nas zonas rurais, através de incentivos à transmissão das explorações agrícolas, e não é por acaso que estes países tem um sector agrícola pujante e moderno”, explica a CAP.

E acrescenta que a questão da renovação geracional continua a ser problemática não só em Portugal como em toda a Europa. Apesar dos apoios existentes, continuam a sentir-se muitas dificuldades na atracção de jovens ao sector e na capacidade de concretizar projectos sólidos e que persistam no tempo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Plataforma de Gestão do Uso Sustentável dos Solos dos Açores recebe 2.280 pedidos de análise. 1.760 boletins emitidos

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, informa que a plataforma de Gestão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.