Início / Economia / Preços na Produção Industrial desaceleraram para 0,8% em Março de 2018

Preços na Produção Industrial desaceleraram para 0,8% em Março de 2018

O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) registou um aumento homólogo de 0,8% (1,5% em Fevereiro).
Excluindo o agrupamento de Energia, o índice aumentou 1,3% (1,7% em Fevereiro). A variação mensal foi -0,8%
(-0,1% em igual mês de 2017), segundo os dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No 1.º trimestre de 2018, os preços na produção industrial aumentaram 1,2% (2,7% no 4.º trimestre de 2017).

Variação homóloga

O IPPI registou uma variação homóloga de 0,8% em Março, o que traduz uma desaceleração de 0,7 pontos percentuais (p.p.) face à taxa observada no mês anterior.

O abrandamento do índice agregado foi determinado sobretudo pela evolução do agrupamento de Energia, que passou de uma variação de 0,8% em Fevereiro para -0,7% em Março. Excluindo este agrupamento, os preços na produção industrial registaram um aumento de 1,3% (variação de 1,7% no mês anterior).

A secção das Indústrias Transformadoras registou uma variação homóloga de 1,0% (1,5% em Fevereiro), da qual resultou um contributo de 0,9 p.p. para a variação do índice total.

Variação homóloga trimestral

No 1.º trimestre de 2018, a taxa de variação homóloga do IPPI situou-se em 1,2% (variação de 2,7% no 4.º trimestre de 2017). O agrupamento de Bens Intermédios foi o mais influente para a variação do índice trimestral, com um contributo de 1,2 p.p. resultante do aumento de 3,8% (taxa igual ao trimestre anterior).

Por secções, o índice das Indústrias Transformadoras, com uma taxa de variação homóloga trimestral de 1,4% (2,2% no trimestre anterior), apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (1,2 p.p.).

Variação mensal

Os preços na produção industrial apresentaram uma redução mensal de 0,8% em Março (-0,1% no mesmo período de 2017). O agrupamento de Energia deu o principal contributo (-0,7 p.p.) para a variação do índice agregado.

A taxa de variação deste agrupamento foi -3,6% (-2,1% em igual mês do ano anterior). A variação mensal do índice da secção das Indústrias Transformadoras foi -0,4% (variação nula em Março de 2017), originando um contributo de -0,4 p.p. para a variação do índice total, acrescentam os técnicos do INE.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto RumiRes lança questionário a produtores de pequenos ruminantes sobre biossegurança e utilização de antibióticos

Partilhar              A Escola Superior Agrária de Viseu (Instituto Politécnico de Viseu) tem em curso um inquérito …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.