Início / Economia / Preços na produção industrial aumentam 22,4% em Agosto de 2022

Preços na produção industrial aumentam 22,4% em Agosto de 2022

A variação homóloga do Índice de Preços na Produção Industrial situou-se em 22,4% em Agosto, 2,2 pontos percentuais (p.p.) inferior à observada ano mês anterior (24,6%), revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Nos últimos meses tem-se verificado uma tendência de abrandamento no crescimento dos preços dos vários agrupamentos, mais marcada na Energia e Bens Intermédios, com excepção dos Bens de Consumo, que têm apresentado perfil oposto.

Os agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios deram os contributos mais impactantes para a variação do índice total, 10,2 pontos percentuais (p.p.) e 7,4 p.p., respectivamente, em resultado de crescimentos de 49,7% e 19,7%, inferiores ao observado no mês anteriormente, mais acentuadamente no primeiro caso (60,9% e 20,4% em Julho). Excluindo o agrupamento de Energia, a variação dos preços na produção industrial foi 15,3% (a mesma observada em Julho).

A secção das Indústrias Transformadoras registou uma variação homóloga de 23,4% (25,9% em Julho) e um contributo de 20,7 p.p. para a variação do índice total. A secção de Electricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio apresentou uma taxa de crescimento homólogo de 17,0%, originando um contributo de 1,6 p.p..

Variação mensal

O índice dos Preços na Produção Industrial registou uma redução de 1,0% em Agosto (crescimento de 0,8% no mesmo mês de 2021). O agrupamento de Energia deu o contributo mais relevante para a variação do índice total (-1,2 p.p.), originado por uma taxa de variação de -4,7% (2,4% em igual período de 2021).

A secção das Indústrias Transformadoras diminuiu 1,5% face a Julho (variação de 0,5% em Agosto de 2021). O contributo desta secção foi de -1,3 p.p..

Pode ler o destaque do INE sobre Índices de Preços na Produção Industrial aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Pombal aposta em rega inteligente e 5G da NOS para poupar até 30% de água

Partilhar              A Câmara Municipal de Pombal vai instalar um sistema de rega inteligente 5G da NOS, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.