Início / Agricultura / Preços de alimentos tiveram a maior queda em sete anos

Preços de alimentos tiveram a maior queda em sete anos

Os preços dos alimentos sofreram, em Agosto, a queda mais acentuda desde 2008. No seu relatório mensal, a Food and Agriculture Organization, das Nações Unidas, atribui a descida de 5,2% nos preços destas ‘commodities’ nos mercados internacionais de alimentos à abundância de oferta, à baixa nos preços da energia e à preocupação global com o abrandamento da economia chinesa.

O índice FAO Food Price Index mostra que o declínio para as principais “commodities”, como leite, óleos vegetais, açúcar e cereais foi de 15% num ano. Os preços dos cereais sofreram uma queda de 7% em relação ao mês de Julho, sobretudo devido ao aumento esperado na produção para 2015-2016, enquanto o preço do óleo vegetal caiu 8,6% durante o mesmo período.

Em comparação com o pico histórico do índice de preços da carne em Agosto de 2014, os preços globais caíram 18%, refere a agência da Organização das Nações Unidas.

Os preços dos produtos lácteos, como leite em pó, queijo ou manteiga caíram 9% entre Julho e Agosto, principalmente devido à desaceleração da situação económica chinesa, que teve impacto nos mercados internacionais, enquanto o preço do açúcar desceu 10% no mesmo período devido à desvalorização do real face ao dólar norte-americano.

“O mais espectacular é a drástica queda nos preços em Agosto”, confirmou o economista-chefe da FAO, Abdolreza Abassian, que prevê que “a procura de abastecimento superior continuará a pesar sobre os preços”.

A FAO prevê que que as culturas agrícolas globais vão totalizar, em 2015, 2,54 mil milhões de toneladas ou mais 13,8 milhões de toneladas em comparação a 2014.

O índice da FAO regista os preços nos mercados internacionais de cinco grupos ‘commodities’ na área alimentar: cereais, carne, produtos lácteos, óleos vegetais e açúcar.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estação Biológica de Mértola tem vaga para Bolsa de Investigação para Doutoramento

Partilhar              A Câmara Municipal de Mértola informa que a EBM — Associação Estação Biológica de Mértola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.